News, Turismo
Um roteiro através do sabor

Quem está se programando para viajar na Páscoa, não precisa, é claro, ir para os tradicionais destinos em que o chocolate é a principal atração. O ferido pode ser um bom motivo para  conhecer um lugar sossegado, com variadas opções de gastronomia e lazer e, ainda, degustar as melhores cervejas produzidas no Brasil.

Esse lugar existe sim, e atende pelo nome de Vale da Cerveja.  A região, localizada em Santa Catarina, tem cerca de 100 quilômetros de extensão e vai da cidade de Ibirama até Gaspar. Não vão faltar experiências para quem gosta da bebida: o Vale da Cerveja reúne cervejarias artesanais onde o turista pode conhecer todo o preparo da cerveja, museus e até uma instituição de ensino, a Escola Superior de Cerveja e Malte.

“Visitar o Vale da Cerveja é participar de uma experiência única e de intensa de imersão. O destino é rota imprescindível a quem visita Santa Catarina e busca bom entretenimento, além, é claro, boa cerveja. Estamos em privilegiada localização e nossa cultura, ancestrais e gastronomia constroem o diferencial dessa região tão amada pelos brasileiros”, afirma Develon da Rocha, presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, responsável pelo Vale da Cerveja.

[caption id="attachment_34093" align="alignnone" width="968"] A cidade de Blumenau é considerada a Capital Brasileira da Cerveja[/caption]

Conheça alguns dos atrativos:

  • 13 cervejarias artesanais. Além dos bares anexos às fábricas de boa parte delas, visitas mostram o processo de produção e oportunizam uma degustação guiada para que mesmo os leigos consigam identificar algumas características sensoriais das cervejas.
  • Escola Superior de Cerveja e Malte: primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente à bebida. A estrutura fica em Blumenau (SC), Capital Brasileira da Cerveja, e oferece minicursos todos os dias às 10h30.
  • Museu da Cerveja: criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores.
  • Cristalerias: o copo é uma parte fundamental da degustação cervejeira. E existem diversas cristalerias que produzem os itens de maneira artesanal que são abertas à visitação.
  • Restaurantes: as cartas de cervejas de muitos restaurantes da região priorizam as cervejas artesanais, alguns inclusive contam com sugestões de harmonizações.
Manu Berger

Com cursos sobre o Mercado do Luxo em Paris, Milão, Londres e Nova York, Manu Berger é a fundadora da Terapia do Luxo, uma revista digital voltada para o público de bom gosto. Com atualizações diárias o endereço é pioneiro no segmento high-luxury no sul do país.