News, Turismo
Quatro razões que fazem de Cusco um destino transformador

Monumentos, ruínas, artesanato e a culinária local fazem de Cusco uma viagem única,  motivadora e transformadora. Berço do Império Inca, a cidade está mergulhada em uma cultura reveladora, cheia de templos e parques que podem ser vistos em uma caminhada tranquila.

Localizada no planalto peruano, Cusco é um destino que reúne uma variedade de lugares a visitar. A rica tradição permite ao viajante conhecer o ritmo de vida dos poucos mais de 500 mil habitantes que vivem por lá.

Para quem é sócio da Royal Holiday, através do programa Clube de Férias os sócios podem aproveitar para fazer uma grande viagem de férias ou algumas escapadas curtas de fim de semana, planejando as viagens durante o ano. Confira algumas razões que fazem de Cusco um destino realmente transformador.

Diminua o ritmo: caminhe para sentir o clima da cidade

???????????????????????????????

Nada melhor ao iniciar uma viagem com propósito como diminuir o ritmo. Uma caminhada pelo lugar nos diz muito sobre seus moradores, hábitos e estilo de vida. Em Cusco, isso se torna mais especial uma vez que as ruas são cercadas de histórias. Trace uma rota e saia caminhando pelos pontos que achar interessante. A Praça das Armas, o mercado Central de San Pedro e a região de San Blás são alguns pontos sugeridos a estar no roteiro.

Respire o ar de antigas civilizações: berço do império Inca

Respire o ar

Conhecida como capital da cultura Inca, é impossível não mergulhar na história local. A Basílica Catedral de Cusco, na Plaza de Armas, o Parque Arqueológico de Saqsaywaman e o Qoricancha, são paradas obrigatórias. Para os viajantes interessados em arqueologia, a cidade proporciona monumentos religiosos, aficionados por tradições populares, artesanato e até mesmo observadores de aves devem considerar a cidade em sua lista de lugares a conhecer. Berço do Império Inca, tido como o maior Estado da Amércia pré-colombiana, o território peruano também abrigou a civilização de Caral. Cusco é o ponto inicial para se conhecer a história desses povos.  Conhecido como o Templo do Sol, Qoricancha, servia como local para cerimônias e estudos como astronomia e matemática. Para visitar o tempo de Qoricancha é necessário pagar a entrada de 10 soles (R$10), e o passeio abrange arquitetura, história e arte, onde é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura Inca.

Uma pausa para o jantar: experimente a gastronomia local

Uma pausa para o jantar

As culturas Ameríndias são famosas por sua rica culinária. Sabores, texturas, cores e aromas levam o turista a descobrir receitas deliciosas. Bananas, pimentas, batatas, frango e milho formam alguns dos alimentos base da culinária peruana. Ao provar as comidas típicas como ceviche, frango grelhado, timpo e anticuchos, o viajante estará provavelmente conhecendo muito mais de perto a tradição e a cultura local.

Um destino inesquecível

Um destino inesquecível

Cidadãos brasileiros são isentos de visto. Caso o viajante não tenha passaporte, o RG pode ser usado para entrar no país. Há voos diretos e com escalas entre as principais cidades brasileiras para Lima e Cusco. Para economizar, uma parada em Lima é a melhor opção. Os voos entre as duas cidades peruanas duram apenas 1h e podem ser encontrados na faixa de R$ 600. A moeda peruana é o Novo Sol. Em relação ao Real, as duas moedas são equivalentes. Cusco é um destino econômico, mesmo considerando os preços de alta estação. Comidas e bebidas também se encontram a um preço acessível.

Crédito das imagens: Reprodução.

Manu Berger

Com cursos sobre o Mercado do Luxo em Paris, Milão, Londres e Nova York, Manu Berger é a fundadora da Terapia do Luxo, uma revista digital voltada para o público de bom gosto. Com atualizações diárias o endereço é pioneiro no segmento high-luxury no sul do país.