Premiados chefs baianos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca abrem novo restaurante no Fera Palace Hotel

Com origem no vocabulário yorubá, a palavra Omí significa “água” e remete ao sentido de fecundidade, geração da vida. Este também será o nome do novo restaurante do Fera Palace Hotel, que tem conceito assinado pela premiada dupla de chefs baianos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, responsáveis pelos premiados restaurantes Ori e Origem, e Minibar Gem em Salvador. O ambiente passou por uma renovação conceitual e será relançado, no próximo mês de março, com uma nova ideia e direção, seguindo todos os protocolos de segurança em função da pandemia.

“Eu tenho enraizado na minha trajetória essa ligação com o mar. Por formação e paixão, escolhi fazer essa homenagem à Baía de Todos-os-Santos. Vamos trazer um alinhamento entre simplicidade e valorização dos insumos oriundos dessa região que é de uma riqueza enorme”, explica o chef Fabrício Lemos, que se formou na tradicional e renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e tem consistente experiência com as cozinhas mediterrânea, italiana, francesa e espanhola.

Instalado na tradicional rua Chile, no Centro Histórico de Salvador, o Fera Palace já mantinha proximidade geográfica com a Baía de Todos-os-Santos, mas agora, com a chegada do Omí, essa baía que é sinônimo de beleza, riqueza cultural e diversidade vai estar ainda mais presente no cotidiano dos hóspedes e visitantes do Fera.

Como o próprio nome e o conceito do Omí sugerem, os frutos do mar e pescados serão os capitães do menu, mas também há espaço para carnes e opções para os vegetarianos e veganos. No preparo dos pratos serão aplicadas técnicas da cozinha mediterrânea, que é uma das especialidades do chef.  Grande parte dos insumos que vão dar vida aos pratos do Omí têm origem na própria Baía de Todos-os-Santos. Um dos principais fornecedores será a Cooperativa de Pescadores e Marisqueiras de Vera Cruz, a Repescar. Conhecido de velha data do chef Fabrício Lemos, esse grupo de homens e mulheres que fazem do mar sua casa e fonte de sustento será parte importante da mais nova cozinha do Fera Palace.

Essa valorização de elementos culturais da Bahia é uma marca do Fera Palace desde a sua chegada a Salvador e para Antonio Mazzafera é um caminho que deve continuar sendo seguido no novo projeto. “O Fera sempre manteve esse diálogo próximo com a identidade da Bahia e não poderia ser diferente. Agora, com o lançamento do Omí, onde temos a parceria com chefs renomados, o Fera segue no seu propósito de valorizar ainda mais a cultura baiana e mostrar excelência no que oferece, algo que sempre esteve entre os propósitos de cada projeto que pensamos para o hotel”, comenta o empresário.

Conhecendo os chefs

Responsável pelo Omí, Fabrício Lemos tem uma larga experiência gastronômica dentro e fora do Brasil. Nos Estados Unidos, onde se formou, trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton – Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Flórida. Em Salvador, além de ter criado o conceito e trabalhado em tradicionais restaurantes da capital baiana, comanda atualmente dois projetos próprios, os premiados restaurantes Origem e Orí, nos quais também mantém parceria com a sócia e esposa, chef Lisiane Arouca.

Premiado, Fabrício já recebeu o título de Chef do Ano da revista Veja Comer & Beber Salvador, em 2014. No ano seguinte recebeu os prêmios de Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado, onde era chef na época, pela Revista Prazeres da Mesa. Em 2017 repetiu o feito e foi mais uma vez escolhido Chef do Ano pela Veja Comer & Beber Salvador.

Também soteropolitana, Lisiane Arouca é formada em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha do Senac. Foi sócia proprietária do 4Chef’s, empresa especializada em confeitaria personalizada, por quatro anos. Em 2019 foi eleita a melhor chef-pâtissière do Brasil pelo prêmio Melhores do Ano, da revista especializada Prazeres da Mesa.

Proprietário do Fera Palace Hotel, o empresário Antonio Mazzafera vê com boas expectativas mais um novo momento do hotel que já tem forte relação com a capital baiana. “É mais um projeto promissor que o Fera inicia e que nos enche de felicidade. Firmar parceria com o Fabrício e a Lisiane, dois chefs altamente reconhecidos, que trazem um repertório de experiências muito bem sucedidas aqui no Brasil é também uma forma de presentearmos Salvador com um restaurante à altura do potencial que tem essa cidade”.