Posicionamento feminino: mulheres dominam mercado imobiliário de alto padrão

Assim como em quase todas as áreas de atuação, é visível o aumento do número de mulheres no mercado imobiliário. A popularização dessa profissão entre o sexo feminino vem acompanhada de outro fator importante: o sucesso. As mulheres têm mostrado ótimo desempenho e ganhando destaque entre corretores. O segredo? Além de disciplina, empenho e dedicação individuais, algumas características que são culturalmente desenvolvidas pelas mulheres ajudam nesse processo.

Segundo pesquisa do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), a participação feminina cresceu 144% na última década. Isso representa mais de 30% do número de profissionais legalmente registrados.

Completando 45 anos este ano, a Judice & Araujo, consultoria especializada no mercado imobiliário de alto padrão no Rio de Janeiro é reconhecida pelo atendimento personalizado  por um time de profissionais experientes. Grande parte do resultado, é consequência do trabalho realizado por gestoras que, atualmente, lideram a empresa, tendo à frente Gilda Judice Araujo, a fundadora e Patricia Judice de Araujo Esteves, a vice-presidente.

Gilda Judice Araujo

Ao longo de mais de quatro décadas, Gilda Judice Araujo, presidente da empresa, está à frente do negócio em uma trajetória de muito sucesso. Gilda é considerada como uma referência no mercado e revela que a sensibilidade feminina é um dos segredos do sucesso da Judice & Araujo. “Atuar no mercado de imóveis exige sensibilidade. As mulheres têm mais facilidade para escutar e atuar a partir do desejo do cliente, então essa característica feminina contribui muito para o sucesso do nosso trabalho”, afirma.

E foi a partir dessa sensibilidade e da experiência de Gilda Judice Araujo com gestão de negócios e de pessoas, que a empresa foi se aperfeiçoando. Atualmente, cerca de 80% das funções são ocupadas por mulheres e a J&A incentiva que as colaboradoras se capacitem e aprimorem seus relacionamentos visando a apresentação de resultados, a fidelização dos clientes e o crescimento na carreira. Para a presidente da J&A, as mulheres que querem alcançar cargos de liderança devem perseverar. “É preciso ser perseverante, acreditar no próprio potencial e ter determinação. Da parte técnica, é importante ter facilidade de comunicação, exercitar a escuta ativa e ter conhecimento em psicologia”, destaca.

As Líderes da Judice & Araujo 

Há 29 anos trabalhando no mercado imobiliário, Patricia Judice de Araujo Esteves é vice-presidente da J&A e atuou em todos os setores da empresa. Entre os momentos mais marcantes de sua trajetória, Patricia destaca a afiliação exclusiva da Judice & Araújo com a Christie’s International Real Estate no estado do Rio de Janeiro. Foi a partir dessa conquista internacional que Patricia passou a representar o mercado imobiliário do Rio em convenções internacionais, apresentando as oportunidades no exterior e reafirmando o Brasil como um importante player no mercado de alto padrão. Além disso, Patrícia destaca ter sido escolhida como única representante da América Latina no board de afiliados da Christie’s International Real Estate.

Patricia Judice Araujo

 “Destaco também outros momentos especiais em minha carreira. Fui uma das palestrantes convidadas para um painel, para 200 proprietários e diretores de imobiliárias, sobre a crise no mercado imobiliário mundial de 2009, durante a convenção internacional da Christie’s International Real Estate. Além disso, destaco cases peculiares, como a venda de um apartamento em Nova Iorque para uma cliente brasileira e de uma fazenda, aqui no Brasil, para uma celebridade internacional, cujo processo burocrático de venda durou cerca de dois anos”, lembra.

De acordo com Patricia, algumas qualidades e competências são essenciais para mulheres que buscam alcançar cargos de liderança, como por exemplo: Inteligência emocional apurada e com técnica; foco nas pessoas e não apenas nos negócios; capacidade de interação com pessoas experientes no mercado; a busca do exemplo e apreço pela cultura e valores da empresa.

A empresária avalia o crescimento da presença feminina no mercado imobiliário como um importante marco para o setor. “Sempre valorizamos as mulheres no mercado imobiliário e entendemos que elas se destacam, por terem mais habilidade nos relacionamentos com os clientes, de uma forma geral. Atualmente, conheço grandes e maravilhosas gestoras de mercado imobiliário no Brasil e no mundo e acredito que cada vez mais, o mercado, principalmente o de alto padrão, valoriza a presença feminina neste trabalho”, afirma.

 Para as mulheres que desejam empreender, mas não sabem como começar, a empresária acredita que ter uma rede de apoio é fundamental. “Em primeiro lugar, dá para ser mãe, esposa e também uma boa e dedicada profissional. Aperta às vezes? Aperta e muito, mas acho que é assim mesmo, faz parte da vida da mulher que deseja ter uma carreira, basta se organizar, aprender a priorizar e gerir o tempo e tudo vai acontecendo, com uma boa equipe (tanto em casa como no trabalho) tudo funciona”, afirma.

Atualmente, sócia e gestora da Judice & Araujo, Roberta Costa chegou à empresa em 1997, com apenas 15 anos, na função de jovem aprendiz. Há 23 anos na imobiliária, a executiva passou por todos os setores. “Desejo que todas as mulheres possam ter a visão de que na vida o impossível é só questão de opinião, mas é necessário lutar muito e ao acordar toda manhã saber que às vezes será necessário matar mais de um leão por dia”, afirma.

Roberta lista algumas habilidades essenciais que as líderes devem ter: “saber o que quer e onde quer chegar, pois não há tempo para amadorismo; ser resiliente; acreditar que é capaz; passar por cima dos preconceitos; ter vontade de vencer; saber ler as pessoas, pois somos indivíduos; demonstrar empatia; se capacitar sempre, pois um dos principais erros de um líder é achar que já sabe tudo; o dinheiro é importante, mas nada é mais gratificante que a realização e trabalhar com o que ama; não ter a ilusão que vai agradar a todos e saber lidar com as crises, pois as vezes é nela que estão as grandes oportunidades”, conclui.

Completando o time feminino, Márcia Coelho e Barbara Sauer são as gestoras comerciais da imobiliária e Denise Araguez de Saint Brisson é gestora de projetos. 

Baixe o EBook gratuitamente - A era de um novo mercado