Por que o Autocuidado é importante?

Cuidar é dar atenção, observar, zelar. Quantas dessas práticas deixamos de fazer por nós mesmas?

O cuidado com outro é o que há de mais nobre, a atenção nos nossos relacionamentos, o cuidado com os filhos, o zelo com nossas amizades, tudo isso é essencial para a manutenção da nossa felicidade e o que dá consistência mesmo para a vida.

O que, porém, não deve ser deixado de lado é o cuidado com que temos conosco, afinal, só podemos dar aquilo que temos e se não estivermos atentas a isso, estaremos sujeitas a esperar o “copo transbordar” para tomar uma atitude.

O renomado psicólogo Jordan Peterson, em seu livro “12 regras para vida” dedica um capítulo inteiro de seu livro para este assunto. Com o título “Cuide de você como cuidaria de alguém em sua responsabilidade”, nos faz perceber o quanto somos negligentes em tomar nosso “remédio” e que muitas vezes, o que mais a pessoas ao nosso redor precisam é justamente que estejamos bem.

Existem ações na sua vida que só podem ser feitas por você, fugir disso é fugir da responsabilidade que você tem diante da sua existência e  independente de qual seja sua religião ou crença, você não criou a si mesmo, e por isso, deve fazer o melhor com o que lhe foi concedido.

Por isso, esteja atenta se não está fugindo do dever de cuidar de si mesma e veja quais práticas podem te ajudar nesse processo:

Aprenda a dizer não

O NÃO nos faz manter o foco no que é importante para nós, tirando todo o ruído de coisas improdutivas que nos fazem perder tempo e energia. Dizer NÃO é saber escolher, existe habilidade mais desejada do que essa?

Filtre o que você coloca para dentro

Pensando que não somos apenas o nosso corpo, além da atenção com o que ingerimos de alimento para nutrir nossa saúde, é necessário ter atenção com o que estamos nutrindo nossa mente, afinal ela só trabalha com os insumos que tem, se estamos o tempo todo absorvendo notícias ruins, reclamações e desgraças, é com isso que ela vai trabalhar para gerar os pensamentos mais predominantes em nós. Leia bons livros, veja filmes que possam contribuir com o seu imaginário.

Tenha uma prática espiritual

Assim como não somos só corpo, não somos também só mente, somos mais como uma complexa ligação entre corpo, mente e espírito. Independente de sua religião, é impossível negar a importância da esfera espiritual no ser humano, e negar isso é a causa de muitos sofrimentos. Busque um momento para agradecer e se conectar com algo maior. Medite, respire, contemple.

Pratique uma atividade física

Somos seres criados para o movimento, perceba como dentro de nós, todas as estruturas trabalham sem parar para manter o equilíbrio e saúde de nosso corpo. Veja como a falta desse movimento do lado de fora, desregula todo o processo. Não é a toa que tanto se fala sobre sua importância.

Desenvolva uma rotina de cuidados pessoais

Alguns poucos minutos por dia podem ser de grande impacto no montante acumulado. Não menospreze a importância das pequenas ações para colher resultados consistentes. Esse momento pode ser o de aplicar um creme massageando o rosto, um cuidado com o cabelo, um ritual de cuidado e carinho com você.

Use mais do que te deixa bonita

A beleza, longe de ser fútil, nos traz uma força operante na nossa circunstância, quando nos sentimos bonitas, nos sentimos mais seguras, capazes e fortes.  Beleza é cuidado, ordem e bem estar.

O método Una te convida a acessar simples olhares e pequenos gestos, diários, que resgatem o autocuidado de volta.

Quais desses cuidados fez sentido para você dar um pouco mais de atenção?

É fundamental entender o que faz a gente se sentir melhor.

Compartilha conosco!