O segundo maior diamante do mundo

Lucara Diamond

Lucara Diamond

Um diamante de alta qualidade com um total de mais de   mil quilates foi descoberto em uma mina em Botswana. De acordo com a mineradora, esta é a maior descoberta em mais de um século, já que outros diamantes até mesmo maiores foram encontradas, mas nunca com tamanha qualidade de gema.

“A pedra magnífica, que se originou a partir do lóbulo sul da mina Karowe Lucara, é o segundo maior diamante do mundo no que tange à qualidade da gema e o maior a ser obtido através de uma instalação de processamento moderna”,  afirmaram os responsáveis pela descoberta. Vale destacar que Botswana é a segunda maior produtora de diamantes do planeta.

A pedra ainda está em fase de avaliação, mas o respeitado analista de mineração Kieron Hodgson afirmou que a descoberta tem “o potencial para ser um diamante muito caro. A valorização dependerá de possíveis inclusões como o seu comportamento de corte, sua forma e sua cor final”.

O maior diamante descoberto é o Cullinan, com mais de três mil quilates. A pedra foi encontrada perto de Pretória, na África do Sul, no ano de 1905. O Cullinan foi cortado para formar a Grande Estrela da África e a Estrela Lesser da África, que estão nas jóias da coroa da Grã-Bretanha.