Rolex anuncia cientista marinho brasileiro entre os 5 vencedores do Rolex Awards for Enterprise 2021

O cientista marinho brasileiro Luiz Rocha foi anunciado entre os cinco novos laureados do Rolex Awards for Enterprise – que, há 45 anos, apoia indivíduos excepcionais com projetos inovadores que ajudam a deixar um mundo melhor para as próximas gerações.

Envolvido na exploração e proteção de recifes de corais profundos (mesofóticos), ele atualmente está com um projeto no Oceano Índico que visa a reforçar a preservação desses ecossistemas desconhecidos. As pesquisas anteriores de Rocha nas Filipinas e no Brasil estão influenciando diretamente neste projeto atual e no monitoramento de Áreas Marinhas Protegidas (AMPs). Um de seus objetivos é garantir que recifes profundos recebam proteção marinha junto com os rasos. Ele já passou mais de 6.000 horas debaixo d’água e realizou mais de 70 expedições científicas – metade das quais liderou.

Além de Luiz, foram selecionadas mais quatro pessoas de diferentes partes do mundo com projetos visionários. Felix Brooks-church, dos Estados Unidos, combate a desnutrição na Tanzânia equipando moinhos de farinha rurais com uma máquina “dosificadora”, que adiciona micronutrientes essenciais para fortificar alimentos básicos; Hindou Oumarou Ibrahim, do Chade, usa conhecimentos tradicionais dos povos indígenas para mapear recursos naturais e prevenir conflitos oriundos de alterações climáticas na região do Sahel; Rinzin Phunjok Lama, do Nepal, por meio do engajamento das populações locais, trabalha pela proteção da rica biodiversidade dos ecossistemas da região trans-himalaia – lar de espécies emblemáticas de mamíferos em vias de extinção; e Gina Moseley, do Reino Unido, que tem como meta liderar a primeira expedição a explorar cavernas no extremo norte do planeta a fim de aprimorar nosso conhecimento sobre as mudanças climáticas no Ártico.

“Ao invés de se aventurar no desconhecido e descobrir terras inexploradas, a nova safra de exploradores está comprometida com a proteção do planeta. Os cinco Laureados são exemplos perfeitos desses guardiões do futuro”, disse Arnaud Boetsch, Diretor de Comunicação e Imagem da Rolex. Os cinco Laureados receberão financiamento para seus projetos, além de outros benefícios, como publicidade em nível mundial, o que frequentemente gera mais apoio.

Baixe o EBook gratuitamente - A era de um novo mercado