A harmonia saborosa entre o vinho e a gastronomia

Entre os principais benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde está a diminuição de problemas cardíacos, a redução significativa de doenças cognitivas como o Alzheimer, o retardamento do crescimento de células relacionadas a alguns tumores malignos e a redução expressiva dos sintomas da depressão.

E a boa notícia para quem gosta de explorar os sabores e encantos do vinho, é que a bebida, além de sua forma tradicional de consumo, também vem sendo apreciada como um delicioso ingrediente culinário.

Podendo ser utilizado em pratos clássicos da gastronomia mundial ou em receitas inusitadas e proporcionando novas experiências e sensações, o vinho dá um toque de classe e requinte às mais diversas criações dos chefs de cuisine.

No Brasil, para quem quer apreciar a delicadeza da gastronomia etílica em pratos criativos, saudáveis e deliciosos, um dos melhores destinos é o Spa do Vinho – Hotel e Condomínio Vitivinícola. Localizado na cidade de Bento Gonçalves, no interior do Rio de Grande do Sul, o inovador complexo enoturístico foi inteiramente concebido para homenagear  a cultura do vinho, não apenas como bebida ou alimento, mas como legítima expressão cultural.

Como uma das mais importantes e reconhecidas formas de manifestação cultural da identidade de um povo é a gastronomia, o Spa do Vinho oferece a seus hóspedes receitas que harmonizam o sabor desta bebida milenar com doses igualmente generosas de saúde e sustentabilidade.

Entre as principais receitas preparadas estão o Mix de Folhas e o Ravioli de Camarões. No mix de folhas que contém quatro diferentes tipos de alface, são acrescentadas nozes levemente torradas, lâminas de pera e lascas de queijo gorgonzola para conferir diferentes texturas ao prato. O toque final é dado pelo molho, elaborado a partir da redução de vinho Merlot. No processo, a bebida é cozinhada lentamente por mais de duas horas em fogo baixo, para que haja evaporação da água e, consequentemente, a acentuação do sabor.

O ravióli de camarões, por sua vez, é um prato elaborado com massa produzida artesanalmente na cozinha do Spa e tem a adição de espinafre para potencializar a cor e o sabor. Com um recheio de camarão levemente salteado e misturado com maçã, creme de leite e mostarda, a finalização é feita com um molho a partir da redução de espumante brut. Devido à tradicional técnica culinária de roux, criada na França, o molho ganha uma deliciosa textura aveludada.

Assim como brindar com um cálice de vinho é uma das formas mais tradicionais de festejar as conquistas, saborear receitas em que a bebida é uma das protagonistas é uma maneira de celebrar os melhores prazeres e sabores que a vida tem a oferecer.

Crédito das imagens: Malu Simões (Spa do Vinho).

Baixe o EBook gratuitamente - A era de um novo mercado