Destaques, News
Entrevista: Alessandro Ficarelli

A Panerai foi fundada em Florença no ano de 1860 e, por muitos anos, foi responsável pelo fornecimento de instrumentos de alta precisão para a marinha italiana. Com o tempo, a marca se tornou um ícone do mercado de luxo, elevando à máxima potência o design italiano no segmento relojoeiro.

O diretor de design, inovações de produtos e marketing da marca, Alessandro Ficarelli, conversou com a CEO o portal Terapia do Luxo, Manu Berger, sobre assuntos diretamente ligados ao segmento de alto padrão como a sustentabilidade, as experiências dos consumidores no e-commerce e como uma marca mundial percebe as particularidades do cliente brasileiro. Confira a entrevista.

Qual o significado de luxo para a Panerai?

Historicamente, o luxo tem relação direta com a exclusividade. Para a Panerai, além da ideia central de exclusividade, o conceito de luxo também se relaciona com o valor da identidade da marca e a importância da autenticidade. Entendemos que a exclusividade também se manifesta em termos de design, no sistema de produção e na distribuição eficiente de produtos em todo o mundo. O luxo também pode ser percebido em aspectos como a busca incessante pela inovação. De forma geral, para a Panerai, luxo é o resultado de um mix de ações e processos que visam o melhor resultado. Isso, é claro, sem jamais esquecer de adicionar a esse mix a criatividade do design italiano.

Como a Panerai vê o consumidor brasileiro?

Ao longo da sua história, para a Panerai sempre foi muito importante ter a oportunidade de estabelecer contato e manter um diálogo com os clientes. Especificamente, quanto ao consumidor brasileiro, entendemos que existem grandes colecionadores da marca no país. Tive a oportunidade de visitar o Brasil algumas vezes e conversei com diversos clientes e é interessante observar que tanto o público masculino quanto o público feminino se interessa cada vez mais pela marca no país. No Brasil, é importante lembrar que temos uma plataforma de e-commerce que nos aproxima ainda mais dos clientes. De forma geral, tanto no Brasil com em todo o mundo, entender os anseios e as necessidades dos consumidores sempre fez parte da filosofia da marca.

Na visão da marca, como a sustentabilidade se comunica com a moda na atualidade?

A indústria da moda se mostra cada vez mais ativa em termos de sustentabilidade. Podemos ver cada vez mais lançamentos produzidos com materiais reciclados ou ecologicamente coretos. Na Panerai, temos diversas ações que visam ampliar a sustentabilidade dos produtos. Acredito que o principal desafio quando pensamos na comunicação dessas ações para o mercado tem relação com a questão da educação voltada ao dia a dia. Tão importante quanto a tecnologia envolvida na fabricação de produtos sustentáveis dever ser as ações cotidianas como economizar papel nos ambientes de trabalho, reciclar embalagens e garrafas plásticas e até mesmo ir de bicicleta ao trabalho, evitando assim possíveis impactos ambientais. Para as marcas, além de ter a consciência sobre os impactos ambientais, é necessário comunicar isso de forma assertiva para o público.

Todos os produtos da Panerai podem ser encontrados via e-commerce no Brasil?

De forma geral, sim. A comercialização de produtos via e-commerce é uma realidade que cresce continuamente e cada vez mais nosso objetivo é melhorar a experiência de consumo também por meio da internet.

A Panerai possui algum projeto para fortalecer a experiência de compra online, especialmente no comparativo com a experiência de compra no varejo físico?

Essa é uma excelente pergunta. Porque, de forma bem objetiva, a jornada de compra online jamais irá replicar a mesma experiência vivida dentro de uma loja física. Existe uma barreira física que separa os consumidores das marcas no momento do comércio online. Porém, cada vez mais investimos em tecnologias para proporcionar aos clientes da Panerai uma experiência imersiva nos canais digitais.

Crédito da imagem: Divulgação/Mattia Aquila