News
Guerlain promove exposição sobre o Ouro

Um metal precioso, símbolo de primeiro lugar nos Jogos Olímpicos está, também, ligado à história da Guerlain.

Chamada “Or Norme”, a exposição interessa-se pelo prisma da arte contemporânea, por este metal raro com que os atletas sonham. Para isso, a marca convocou dezesseis artistas para explorar as possibilidades deste material único.

Incrustações, recortes, colagens… “o ouro é reinterpretado de diversas formas pelos artistas e se expressa numa dimensão poética que oferece um novo olhar sobre o seu significado e a sua utilização na arte contemporânea”, detalha o comunicado.

Também foram feitas duas encomendas especiais para a ocasião: uma impressão única em vidro e ouro 24 quilates da fotógrafa espanhola Isabel Muñoz, além de uma experiência óptica imaginada pela dupla Graphset e Amandine Besacier.

Isabel Muñoz, L’or pour la voix, 2021. Tirage en or 24k sur plaque de verre 64 x 96 cm ©Isabel Muñoz 

A marca relembra até que ponto este metal marcou a sua casa e o seu “Savoir-Faire”, nomeadamente com a criação de seu frasco “Abeilles”:  inspirado na coluna da Place Vendôme e 69 abelhas, todas pintadas à mão em ouro fino de 24 quilates.

Existem poucos frascos mais reconhecíveis no mundo do que o da abelha Guerlain. As abelhas são o emblema da casa e adornam as criações da Guerlain desde que Eugénie de Montjo – noiva de Napoleão III – foi presenteada com uma garrafa de Guerlain Impériale, em 1853. Ela usou-a no seu casamento com o Imperador.  

Talvez, por causa daquele frasco de abelha – ou mais provavelmente, por causa de suas habilidades como perfumista – Pierre-François Pascal Guerlain tenha sido nomeado perfumista oficial de Sua Majestade Real, e o legado continua vivo no frasco adornado com abelhas e coberto de favos de mel da Guerlain. Um ícone atemporal, o “Flacon aux Abeilles” é mais do que um frasco de perfume: é uma assinatura Guerlain e um símbolo do artesanato artístico entre tradição e modernidade

Rotulada pelo comitê Paris 2024 como parte da Olimpíada Cultural, a exposição estará acessível aos visitantes de 6 de junho a 12 de setembro de 2024.

Maison Guerlain

68, avenue des Champs-Elysées, Paris.