Moda
O metaverso chegou no universo da beleza: Keune lança seus clássicos em NFT

A Keune Haircosmetics é a primeira empresa holandesa de haircare a lançar NFTs. A inspiração para estes Non-Fungible Tokens (token não fungível) veio de dentro da empresa. Foram escolhidos quatro produtos icônicos da longa história da Keune que, quando lançados,  tiveram um importante papel no desenvolvimento do hair styling, coloração e haircare.

Isso por si já seria uma justificativa para a empresa transformá-las em obras de arte únicas. Marcelo Raskin, CEO da Keune Haircosmetics Brasil, comenta sobre esse novo momento tecnológico: “Temos muito orgulho de poder dizer que a Keune é uma das primeiras empresas no setor da beleza a criar NFTs. O universo digital representa um território repleto de possibilidades para levarmos nossos 100 anos de tradição e construirmos novas realidades”.

"Em quase 100 anos de história, a Keune sempre buscou inovar. Fomos a primeira empresa europeia a fabricar líquido para permanente, criando vária fórmulas em nosso laboratório na Holanda", comenta o CEO Eelco Keune que afirmar manter essa abordagem inovadora ao mesmo tempo que foca na construção da marca.

O Diretor de Marketing Akam Bouadli explica: “Inovação está em nosso DNA. Por isso, dar um passo em direção ao mundo virtual parece bastante lógico. Gigantes da inovação, como a Nike, estão fazendo o mesmo: nesse ano eles compraram uma empresa de NFTs. Nós temos a ambição de ser a Nike da indústria de produtos profissionais para cabelo.”

Mas o que são NFTs?

NFTs, ou Non-Fungible Tokens, são unidades não intercambiáveis e a prova única de propriedade de uma arte digital. Qualquer item digital pode ser transformado em um NFT: de fotos e vídeos a textos ou tweets. Eles podem ser utilizados como moedas ou trocadas em jogos, redes sociais ou qualquer outro lugar no metaverso (ou mundo virtual). As NFTs estão bombando: em março de 2021, o primeiro tweet do fundador do Twitter, Jack Dorsey, foi arrematado por 2,9 milhões de dólares. A Dolce & Gabanna recentemente vendeu alguns de seus designs como NFTs pela quantia de 5,65 milhões de dólares.

Hall da fama digital

A Keune acredita que seus produtos merecem um lugar no hall da fama digital. Por isso, a empresa pediu ao célebre artista contemporâneo Conny Paap para transformar os seguintes produtos em arte digital:

- O primeiro líquido para permanente frio, lançado por Jan Keune em 1951;

- O primeiro gel para cabelos, lançado em 1961 por George Keune Sr;

- Tinta Color, lançada em 1990 por George Keune Sr. em colaboração com Atse Korndorffer;

- A linha Keune Care, relançada por Eelco Keune em 2016.

Manu Berger

Com cursos sobre o Mercado do Luxo em Paris, Milão, Londres e Nova York, Manu Berger é a fundadora da Terapia do Luxo, uma revista digital voltada para o público de bom gosto. Com atualizações diárias o endereço é pioneiro no segmento high-luxury no sul do país.