Moda
Legado de seis décadas da marca Yves Saint Laurent é celebrado em Paris

O designer francês Yves Saint Laurent não foi apenas um dos estilistas mais significativos do universo fashion no século XX. Sua personalidade única que aliava em doses iguais uma criatividade única, o olhar clínico em perceber os caminhos do mercado e a ousadia de uma vida regada a drogas e rebeldia elevaram o designer a categoria de um dos maiores ícones da moda e do luxo de todos os tempos.

Saint Laurent acreditava que muito além de um nicho de mercado, a moda tinha o poder real de mudar a vida das pessoas. “Quando você se sentir bem em uma roupa, tudo pode acontecer. Uma boa roupa é um passaporte para a felicidade”, disse certa vez o estilista que criou uma marca com o seu nome que se tornou uma das grifes mais conhecidas da história.

Criada há 60 anos, o legado da marca Yves Saint Laurent está sendo celebrado com estilo em solo francês. Na exposição “Yves Saint Laurent Aux Musées”, é possível até o dia 15 de maio, conhecer um total de 50 peças que traduzem o espírito único da grife. As peças estão em exibição no Museu do Louvre, no Museu Picasso Paris, no Centro Pompidou, no Museu de Arte de Paris, no Museu d’Orsay e no Museu Yves Saint Laurent.

Quem achar curioso que uma exposição de moda tenha como destino um museu, provavelmente não conhece a grandiosidade da obra do estilista. Ao longo de sua carreira, Yves Saint Laurent sempre buscou uma moda atemporal, que não ficasse datada e fosse sempre atual. Ou seja, nada mais adequado do que escolher um museu para celebrar a importância do passado para o presente e o futuro.

Crédito das imagens: Nicolas Mathéus/Reprodução