As marcas de luxo e seus valores intangíveis

Postagem de sábado

Na economia moderna, as organizações que atuam em praticamente todos os nichos de mercado, e em especial no setor varejista, já perceberam que apenas a qualidade não se constitui mais como um diferencial. É preciso ir além e entregar mais do que apenas um produto para o cliente.

Quem vai a uma óptica e procura um para de óculos de sol, por exemplo, não está em busca apenas de um artigo de qualidade que proteja seus olhos dos raios UVA e UVB. Os óculos são acessórios que transmitem uma mensagem, um estilo de vida, um posicionamento e esses conceitos possuem papel decisivo no momento da compra.

Para as marcas e empresas que atuam no setor de alto padrão, potencializar seus valores intangíveis e transformá-los em diferenciais competitivos são estratégias cada vez mais importantes para a conquista de novos clientes.

De forma geral, os valores intangíveis são aqueles que não possuem ligação direta com a raiz contábil do negócio, ou seja, a relevância da marca, a amplitude das patentes, a capacidade de inovação e a criatividade dos talentos humanos envolvidos em todo o processo.

Nas marcas do segmento fashion é possível perceber com bastante facilidade esses valores que, às vezes, podem parecer ocultos. Da genialidade do estilista ao uso de matéria prima sustentável, os valores intangíveis são moldados em todas as etapas e contam de forma expressiva para encantar os consumidores no momento do lançamento das novas coleções.

Uma marca que investiu nos valores intangíveis e atualmente colhe os frutos de um trabalho bem desenvolvido foi a Nespresso. Se em uma análise bastante superficial o produto oferecido pela marca é café, basta perceber com um pouco mais de atenção para entender que a Nespresso oferece, de fato, experiências únicas de luxo.

Ou seja, a grande inovação da marca foi sua própria reinvenção, ao deixar de vender café, um produto industrializado, para ofertar experiências de consumo, algo cujo valor é impossível determinar.

Vale destacar ainda que uma revolução conceitual semelhante a da Nespresso só é possível através de um amplo entendimento do mercado, de um planejamento estratégico assertivo e da implantação correta das estratégias de curto, médio e longo prazo. Porque apenas com a percepção correta do mercado é possível ir além os valores monetários e atingir algo muito mais importante: um lugar no coração dos clientes.

Crédito da imagem: Reprodução.