James Cook lança coleção de relógios ecologicamente consciente

James Cook tem nome gringo, mas é uma marca brasileira de relógios que está caindo no gosto dos fashionistas mais antenados. Mas o nome com sotaque americano não é à toa: James Cook foi criada em Boston, nos Estados Unidos, por jovens brasileiros que faziam mestrado em Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.

“A ideia foi montar uma marca moderna com um estilo minimalista, diferentemente dos relógios vendidos no mercado brasileiro”, explica Tarsila Mendonça, fundadora da marca. Um dos principais diferenciais da marca, que já tem um ano e meio e vem conquistando os brasileiros a cada coleção, são a alta qualidade do produto aliado a um preço acessível.

Agora, inovando ainda mais, James Cook acaba de lançar no mercado nacional a primeira linha de relógios feitos com pulseiras em Piñatex, matéria-prima desenvolvida com fibra de folhas de abacaxi e amido de milho, totalmente livre de qualquer material de origem animal.

O processo de produção, que conta com selo de aprovação da PETA e registro na Vegan Society, consiste em seis etapas: colheita das folhas, extração das fibras, lavagem, secagem, purificação, e por fim, a mistura da fibra ao poliácido láctico, o que resulta em uma malha não-tecido utilizada para produção da pulseira.

Os modelos são unissex e podem ser encontrados na cores preto, offwhite, pérola, rosa antigo, vermelho e azul marinho.

Sobre  a marca

O nome James Cook é inspirado em um navegador e explorador britânico do século XVIII que descobriu o Hawaii. “Não gostamos de ser vistos somente como um produto de alta qualidade, mas sim uma marca de lifestyle  para pessoas que gostam de explorar novas experiências e lugares com criatividade.”

O design dos relógios tem um toque clássico, mas, ao mesmo tempo, traz traços modernos e minimalistas deixando as peças muito versáteis e fácil de compor diferentes looks, estilos e lifestyles. Os relógios são leves, com mostradores descomplicados, sem detalhes rebuscados. Praticamente todas as pulseiras são intercambiáveis, sendo possível, por exemplo, trocar uma pulseira de couro italiano por uma de nylon em segundos, para usar de acordo com a ocasião.

A empresa vende direto ao consumidor, exclusivamente via e-commerce, para oferecer um atendimento excepcional, além de reduzir os custos do produto ao cortar intermediários. “Para nós é muito importante ter o contato direto e próximo com o consumidor para sentir quais são suas necessidades e ouvir feedbacks para buscarmos melhorar a cada dia”, conta Tarsila.

O conceito de customer centricity é levado muito a sério. Ou seja, os interesses e preferências dos clientes estão em primeiro lugar. O objetivo da marca é atender os desejos do seu consumidor de forma ágil, tornando a experiência de compra a mais prazerosa e assertiva possível, criando uma fidelização genuína.

Assim nasceu a James Cook, com ambição de revolucionar o mercado brasileiro com relógios minimalistas de altíssima qualidade e preço acessível.