Experiências privativas e ao ar livre são apostas para enfrentar o distanciamento social

O turismo do vinho é, sem dúvida, um dos mais seguros por oferecer experiências individuais, em casal ou em família e entre amigos em ambientes abertos, ao ar livre, com exclusividade. Esta particularidade é natural da Cristofoli Vinhos de Família desde sempre e, agora, ainda mais. A pequena vinícola familiar, instalada na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, assina quase uma dezena de atrações, entre elas o famoso e precursor Edredom nos Parreirais, além dos Almoços ao Ar Livre. E a boa notícia é que essas vivências foram retomadas seguindo protocolos ainda mais rígidos.

São atrativos para curtir até 20 pessoas. Sozinhos no vinhedo, os visitantes podem curtir o Edredom nos Parreirais de forma privativa com toda exclusividade que o momento exige. O charmoso pic-nic no meio do vinhedo tem uma seleção de comidas regionais que são preparadas pela família e por parceiros locais. Tudo é harmonizado com vinhos e espumantes da Cristofoli. Ao mesmo tempo em que a atração é descontraída, é também sedutora, envolvente, atendendo desde casais até famílias com crianças que, neste caso, têm o suco de uva. Nesta época do ano, as folhas dos vinhedos já deixaram o verde para se colorir de um amarelo avermelhado característico do outono, estação mais charmosa do ano.

Para quem prefere o Almoço ao Ar Livre, alia a paisagem do jardim da vinícola com um menu regional composto por pães, massas, carnes e molhos. Cada prato é harmonizado com um vinho. Ao todo, a experiência permite degustar seis rótulos. Maria de Lourdes, mãe de Bruna (34) e Lorenzo (25), e Roseli, mãe de Letícia (23), preparam as refeições no porão da casa da nona Maria, seguindo receitas da família, onde também é a loja de vinhos. Os três jovens enólogos dividem as funções de elaboração, atendimento aos turistas, gestão e marketing.

Para essas experiências é necessário fazer reserva antecipada pelo site, onde estão todas as informações, inclusive valores. Gigante no enoturismo, a Cristofoli oferece muitas outras opções. São momentos para parar no tempo, conhecer um pouco mais da cultura do vinho, apreciar as belas paisagens, saborear a gastronomia regional sempre brindando com excelentes vinhos e espumantes da família.

Experiências rápidas, diárias e mais acessíveis

Para quem busca uma parada mais ligeira e descompromissada, é possível viver a Degustação de Vinhos podendo escolher entre três e seis rótulos. Sentar ao ar livre e degustar em taça ou em garrafa é uma experiência que pode ser vivida diariamente. Só precisa de boa disposição e a vontade de fazer novas descobertas. Também sem a necessidade de reserva antecipada, o visitante pode optar por lanches com produtos locais para acompanhar a degustação. É o Spuntino (lanche) com opções como o sanduíche regional e a tabuinha e tábua de frios, além de café expresso. O valor é por consumo.

Baixe o EBook gratuitamente - A era de um novo mercado