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O extraordinário e luxuoso mundo da marca norte-americana Tiffany & Co.

Glamour, requinte e elegância definem a trajetória da Tiffany & Co. Fundada em 1837, em Nova York, por Charles Lewis Tiffany e Teddy Young, a marca inicialmente foi chamada de Tiffany, Young and Ellis, passando a adotar o atual nome somente em 1853, quando Charles Tiffany assumiu sozinho todas as ações da marca.

Visionário e apaixonado por pedras preciosas raras, Charles Tiffany começou a construir, em meados do século 19, com maestria, o que a marca representa hoje, além de ter sido a primeira joalheira a definir o anel de diamante como símbolo de amor, assumindo também a posição de maior detentora dos melhores diamantes disponíveis no mercado de luxo.

No entanto, muito além de criar e encantar os mais exigentes gostos e apreciadores de joias e pedras preciosas do mundo, a Tiffany & Co. é excepcional em proporcionar o que podemos chamar de experiência aos seus clientes, transformando até mesmo uma simples caixinha de presente em objeto de desejo.

Outro fator que confere o status de queridinha à Tiffany & Co., entre as joalherias de luxo, está diretamente ligado ao seu mérito em aliar a excelência do designer das suas peças às preciosas gemas existentes, como o Yellow Diamond – um dos maiores diamantes amarelos já descobertos.

Além disso, a label ainda possui a habilidade e capacidade de entender os ares e estilos de cada tempo da sociedade e do mundo fashion. Isso pode ser nitidamente notado em suas criações que, durante seu início, tiveram partes do trabalho pautados pelos movimentos Art Nouveau e Art Déco, emergindo, atualmente, do designer mais clássico para as linhas mais modernas. Sua singularidade e sofisticação também foram parar nas telonas da sétima arte. A Tiffany serviu de cenário para o filme Breakfast at Tiffany’s, protagonizado por Audrey Hepburn e que mostra a personagem e sua busca pela felicidade, que segundo ela é um estado de satisfação semelhante ao da sensação de observar as vitrines da Tiffany & Co. pela manhã.

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A linha do tempo da Tiffany & Co. e suas contribuições à moda

1837 – É aberta a primeira loja da marca em Nova York.

1851 – Considerada a primeira empresa norte-americana a instituir o padrão de prata de lei 0,925.

1853 – Charles Tiffany assume sozinho a grife.

1866 – Os Estados Unidos ganharam o seu primeiro cronômetro: o Tiffany Timer.

1878 – A marca adquire o diamante amarelo fancy, uma das pedras preciosas mais sofisticadas do mundo.

1886 – Charles Tiffany apresenta o anel de noivado como conhecemos hoje.

1961 – Tiffany serve de ambientação para o filme estrelado por Audrey Hepburn – Breakfast at Tiffany’s.

1967 – A label é responsável por produzir o troféu para o primeiro Super Bowl.

1978 – A Tiffany tem como desafio criar um troféu para o campeonato da NBA.

2000 – É criada a Fundação Tiffany & CO.

2001 – Em conjunto com a Pantone, a marca cria a cor “1837 Blue” em homenagem ao tom Tiffany Blue.

2012 – É lançado o metal Rubedo em comemoração aos 175 anos da empresa.

2015 – A marca nomeia o seu primeiro diretor de sustentabilidade.

2017 – A coleções de luxo para Casa e Acessórios e a de perfumes são lançadas.

2019 – A Tiffany lança a sua iniciativa de registro da proveniência de diamantes.

Confira, abaixo, uma galeria de imagens com um pouco da história da marca.

Andrea Furco

Jornalista e Consultora de Imagem, Estilo e Mercado de Luxo, formada pelo Instituto Marangoni em Milão e residente em Paris. Com 16 anos de carreira, é fundadora e presidente do Passaporte Fashionista, empresa que ministra cursos na área de moda, estilo, tendências e mercado de luxo para brasileiras em Paris e presta consultorias para pessoas e empresas.