Entrevista da Semana: conheça Mikaela Paim, única empresária brasileira sommèliere e especialista em bebidas e azeites

Foto: Namour Filho

Não há momento melhor para falar sobre o posicionamento feminino com energia e fibra. Durante os últimos tempos, presenciamos muitas mulheres quebrando paradigmas e conquistando áreas que antigamente eram de domínio patriarcal e masculino. Esse foi e é o grande desafio de Mikaela Paim, que lança essa semana seu serviço exclusivo online como personal sommèliere.

Mikaela Paim é a única empresária brasileira sommelière de vinhos, especialista em bebidas (como whisky e café) e charutos, com mais de 10 anos de carreira na área gastronômica. Reconhecida em todas os nichos que atua, hoje presta consultorias, realiza aulas, palestras e eventos, é jurada e avaliadora dos principais campeonatos e seu restaurante está entre os 10% melhores do mundo pelo TripAdvisior.

Especialista em técnicas multissensoriais, hoje ela reúne suas qualificações em uma plataforma que promove experiências exclusivas para clientes de todo país e expande seus conhecimentos para o mundo online: com cursos, palestras e grupos de estudo.

Além disso, em 2020 estreou na programação da Rádio Energia FM com boletins diários sobre suas vivências no mundo das bebidas e atinge mais de mais de 200.00 pessoas por dia.

Confira abaixo a entrevista com Mikaela Paim:

Mika, o público de alto padrão privilegia um consumo que promove novas experiências.
Você acredita que a seu trabalho e atuação segue esse mesmo intuito?

Cada vez mais a vivência de novas experiências tem sido latente no consumo e começa a ampliar para todas classes sociais. Atrelei minha experiência de hospitalidade, que aprendi com 15 anos atendendo clientes no restaurante e em eventos, com as minhas expertises técnicas, e para criar as mais diversas experiências multissensoriais, que através da degustação guiada e harmonizada, estimulam a atenção plena, resgatando o momento presente.
Em 2021 começo a expandir esse trabalho ṕara o mundo online para atingir um número ainda maior de consumidores.

Foto: Namour Filho

Você tem uma plataforma de experiências que alia produto, aromas e paladar, com sua curadoria exclusiva. Qual foi a principal intenção de reunir essas características em uma rede digital?

Já estava muito bem posicionada e reconhecida profissionalmente, feliz com os resultados atingidos, porém sou movida a desafios e percebi que havia compilado valiosas informações e conhecimentos ao longo dos anos.
Havia entendido que o que aprendi profissionalmente me permitia viver a vida mais intensamente e ter uma ótica muito mais apurada. Foi quando resolvi sair do mundo offline e migrar para o mundo digital. Para reunir em uma única plataforma diversas experiências exclusivas, como degustações harmonizadas, cursos online, grupo de evolução de conhecimentos, material gratuito e diversas ações para canalizar e expandir esse conteúdo.

Além da plataforma, quais outros serviços exclusivos você ministra?

Atuo como personal sommelière para diversos empresários e artistas, cuidando da seleção de vinhos, montagem e manutenção de suas adegas. Ministro aulas, cursos e workshops particulares ou até pequenos grupos com alguns temas, como vinhos, charutos, harmonizações e outros. Faço a curadoria e preparo de presentes e seleção de produtos premium. Realizo palestras e experiências multissetoriais para diversas empresas multinacionais.

Atualmente você é a única empresária brasileira que reúne tantas peculiaridades, como sommelier de vinhos, especialista em bebidas, charutos e azeites, acumulando 10 anos de carreira na área gastronômica. Como foi essa construção de carreira até chegar aqui?

Totalmente fora da curva. Comecei trabalhando em um bar aos 12 anos, seguindo para um restaurante aos 14 anos, uma empresa de evento aos 16 anos, aos 18 anos iniciei meu primeiro curso profissional de vinhos, aos 19 anos já era sócia do restaurante, aos 20 anos inaugurei meu coffeeshop, que foi um dos primeiros a tratar de cafés especiais, aos 22 anos abri uma empresa de consultoria na área de bar e restaurantes, aos 23 anos fali empresas, divorciei e me tornei atleta brasileira de paraquedismo, uma vida intensa e bem vivida. Me tornei sócia e investidora de outros negócios, sempre mantendo e atualizando meus estudos. Me formei fora do país graças ao meu desempenho na faculdade e, paralelo a isso, me aprofundei no estudo de bebidas, marketing e hospitalidade. Foi empregada uma energia e dedicação bem fora do comum para construir o que hoje tenho aos (apenas) 32 anos.

Você é uma mulher extremamente bem posicionado em seu segmento e promove muitas ações que envolvem o universo feminino. Qual a missão nesse sentido?

Nunca me incomodei em trabalhar em um ramo tão masculino. Eu gosto, inclusive. Mas sempre me deparei com a constante desconfiança da minha capacidade como profissional por ser mulher, jovem e bonita. Aturando perguntas, olhares e comportamentos extremamente inadequados. Foi quando percebi que poderia abrir fronteiras para outras profissionais e também criar ações voltadas para enaltecer a mulher, abrindo espaço para o consumo feminino na área de bebidas e charutos com segurança e respeito.

Você acredita que há um paradigma a ser quebrado quando falamos do universo feminino, envolvendo temas como whisky e charuto?

Ainda tem, mas cada vez menos e continuo trabalhando por isso. Criei e participei de diversas ações para reeducar e amenizar esse paradigma e até preconceito. Em 2018 fundei a Confraria Aficionadas, um grupo que reúne mulheres apreciadoras de charutos e bebidas. Em 2021 estamos reunindo as apaixonadas por whisky do Brasil em um grupo exclusivo no telegram para gerar interação, tirarem dúvidas com a especialista e compartilhares suas experiências. Também faremos reuniões online com degustação e encontros presenciais em São Paulo.

Qual é o diferencial de Mikaela Paim atuando em um mercado extremamente fechado e masculino?

Resiliência pura! O que me trouxe até aqui não foi meu nível técnico (infelizmente) e, sim, eu ter me mostrado incansavelmente com minhas competências, gerando resultados. Tais fatos tornaram a minha performance indiscutível. E consequentemente, ganhei o respeito e admiração dos profissionais, parceiros e consumidores.