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Como a ética ambiental impacta os consumidores e as marcas de luxo

O conceito de ética ambiental foi originalmente criado na década de 1960, mas, sem sombra de dúvidas, foi nos últimos 20 anos que a ideia abandonou o campo dos estudos acadêmicos e foi encontrar-se diretamente com a sociedade, impactando a vida das pessoas e gerando mudanças nos mais diversos setores de mercado.

De forma objetiva, a ética relacionada ao meio ambiente diz respeito às formas com que a humanidade age em seu meio social, e, especialmente, com relação à natureza. Práticas predatórias e abusivas, que até pouco tempo atrás eram toleradas, vem sendo cada vez mais questionadas.

No mercado de luxo, essa ideia encontrou uma forte aderência tanto por parte dos consumidores dos produtos e serviços de alto padrão quanto pelas empresas e marcas que atuam no setor. A partir do momento em que os clientes tomaram consciência de que suas ações impactam o presente e o futuro, ampliou-se a busca por empresas que tenham a preocupação ambiental. Esse cenário foi constatado pela pesquisa EY Future Consumer Index que revelou que 43% dos consumidores globais querem comprar de empresas que beneficiam a sociedade, mesmo a um custo mais alto.

Para as marcas de luxo, o desejo dos clientes promoveu uma readequação nas estratégias comerciais em busca de produtos que atendam as exigências do setor e, também, impactem o mínimo possível o ambiente. A coleção Gucci Off The Grid, lançada a alguns pela grife italiana, é um exemplo dessa tendência. Utilizando na produção das peças materiais reciclados, orgânicos e de origem sustentável, até mesmo a campanha publicitária foi concebida com o objetivo de valorizar a natureza e apontar que é possível o desenvolvimento sem impactos agressivos ao meio ambiente.

De acordo com um artigo recentemente publicado por Lucas Martins, diretor de ESG do LIDE/SC, “dificilmente uma empresa conseguirá crescer se não rever de modo autêntico a sua ética de negócios, sem redesenhar o modo como se relaciona com o ambiente e, principalmente, com as pessoas, re-humanizando o convívio e modos de trabalho complexos, seja com melhores condições de trabalho, seja reduzindo violações dos direitos humanos ou emissões de CO₂ e, ainda, como cuida de sua governança”.

Entretanto, é fundamental destacar que essa revisão de estratégia ou mesmo a adoção de práticas voltadas à diminuição do impacto ao meio ambiente, precisam ser verdadeiramente genuínas, ou seja, estar diretamente ligada aos valores que a organização defende. Uma das características primárias dos clientes do mercado de luxo é o seu elevado grau de informação, por isso, não adianta criar apenas uma ação ambiental e vender a empresa  como organização sustentável. No segmento de luxo, a ética ambiental se tornou, sem sombra de dúvidas, um diferencial de mercado.

Crédito de imagem: Coleção Gucci Off The Grid

Elizandro Duarte

Jornalista com especialização na área de Empreendedorismo, com MBA e mestrado no segmento turístico. Assina a coluna 'Jornalismo de Luxo'.