Colunistas, Destaques
14 de Abril – Dia Mundial do Café

Vivemos no país que tem a maior produção mundial do café, distribuindo nosso grão para diversos países do mundo e sendo diariamente reconhecido como café de alta qualidade.

A bebida indispensável dos brasileiros ganhou devotos em todo mundo e já se tornou hábito e símbolo de socialização durante as pausas para uma xícara.

Sendo a segunda bebida mais consumida do planeta, perdendo apenas para a água, certamente teria sua data anual de celebração. A mais conhecida e disseminada pela internet é o dia 14 de abril, mas a queridinha também tem mais 2 datas para chamar de sua: 24 de maio, o dia nacional do café e do barista (profissional dedicado ao conhecimento e preparo de bebidas a base de café), criado e oficializado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005, com o símbolo da época de abertura das colheitas na maior parte das regiões produtoras do Brasil. E a data consagrada globalmente é o dia 1° de outubro, criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objetivo de unificar as celebrações ao redor do mundo.

Especialista há 14 anos, pude viver diversas experiências através do Café. Aos 21 anos tive meu primeiro projeto 100% de assinatura, meu coffee shop no bairro da Vila Olímpia em São Paulo, ao longo de 7 anos, realizei diversas aulas e cursos com essa temática, criei drinks exclusivos a base de café, prestei consultoria para grandes marcas e restaurantes e no meu último projeto no país mais rico do mundo, o Catar, surpreendi paladares exigentes com uma criação única, um café brasileiro, torrado em Doha, com princípio técnico que enaltece as notas do charuto, transformando as degustações, no Cigar Lounge mais exclusivo do planeta que criei e gerenciei, imbatíveis!

Durante esses anos, acompanhei as mudanças no mercado e a mudança na apreciação do consumidor, que começou a mudar seu paladar conforme foram provando os cafés especiais, que tem o cuidado desde o plantio, na seleção da colheita à sua produção até a mesa. Trazendo as melhores características do fruto, enaltecendo seus aromas e sabores, ganhando os paladares de quem degusta. O brasileiro aprende a apreciar mais o café nacional e tornar o hábito um ritual mais refinado. E mesmo durante a pandemia, os números de venda persistiram, ganhando a internet e possibilitando a escolha de diversos produtores e sabores.

A tendência mundial é o crescimento do consumo de qualidade e a inclusão da bebida em receitas. Certamente a bebida já faz parte do seu dia a dia, e pode ser ainda mais interessante com algumas dicas extras: se você ainda consome açúcar, experimente provar apenas o café especial e perceberá a diferença de equilíbrio entre o amargor e dulçor. Para você que já está em nível intermediário, brinque com as diversas intensidades, variedades e países produtores. Em nível avançado vale a brincadeira com a criação de drinks. 

COFFEE TONIC (drink de café gelado, sem álcool e refrescante)
Em um copo, adicione 2/3 de pedras de gelo, água tônica e adicione uma dose de café.
Para deixar seu drink ainda mais profissional, pode bater todos ingredientes na coqueteleira, deixando a bebida mais cremosa e finalizando com uma zeste de laranja.

ESPRESSO MARTINI (clássico, alcóolico e elegante)
Misture em uma coqueteleira (ou copo grande), 50ml de Vodka, 10ml de licor de café e 1 xícara de café espresso e agite bem. Sirva em uma taça Martini (ou de coquetel) e decore com grãos de café.

LADY WINTER (simples, quente e surpreendente)
Em uma caneca adicione doses iguais de café, conhaque e licor de café.
Finalize com chantilly e se sinta uma dama do inverno.

Boa degustação!

Mikaela Paim

Com mais de 10 anos de carreira na área gastronômica, é reconhecida em todas as áreas que atua, desenvolvendo atendimentos exclusivos, consultorias, aulas, palestras, cursos, grupos de estudos e eventos, além de ser jurada, avaliadora dos principais campeonatos e especialista em técnicas multissensoriais. Reúne toda sua expertise em temas que democratizam e desmistificam o universo das experiências.