Degustação “no ares”! Vinícola Miolo inaugura sua nova experiência a 45 metros de altura

Do alto da Torre da Vinícola Miolo, agora é possível apreciar a bela paisagem do Vale dos Vinhedos degustando espumantes com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV). É a Visita DOVV Espumantes, que entrou em operação dia 29 de janeiro. Ao ar livre, mas a 45 metros de altura, a experiência começa no vinhedo, passando pelas caves até chegar ao novo espaço que comporta grupos de até 10 pessoas. A novidade faz parte das ‘Novas experiências Miolo’, que chegam para incrementar o enoturismo, além de enaltecer espumantes de diferentes posicionamentos e estilos, todos com DOVV.

O roteiro, guiado por um dos enólogos da equipe do Enoturismo, começa com visita ao vinhedo modelo, onde são cultivadas mais de 40 variedades de uvas. Ali, o visitante pode conferir a diversidade de castas e, durante a vindima, perceber as diferenças existentes entre elas. Informações sobre os terrois Miolo – única vinícola do Brasil a produzir em quatro diferentes regiões – sobre os vinhedos do Vale dos Vinhedos e a DOVV são compartilhadas neste momento. O percurso segue para o interior da vinícola, passando pelos setores onde são elaborados o vinho branco e o vinho base para espumante. A caminho do dégorgement (processo em que o gargalo da garrafa é congelado, a tampa é retirada e as borras expelidas pela própria pressão), o trajeto passa pelas caves subterrâneas, onde os espumantes da marca repousam até atingir o amadurecimento perfeito. Dali, o grupo segue pelo elevador ou pelas escadas até chegar à Torre da Miolo, que foi totalmente transformada para viver esta nova experiência.

Investimentos modificaram o espaço, deixando-o muito mais acolhedor, podendo ser utilizado tanto em dias ensolarados quanto chuvosos. Com área interna e externa, a Torre ganhou bancos, almofadas, toldo, TV e bancadas, além de pintura e uma iluminação que permite ser usada à noite. A madeira dá aconchego ao novo espaço que tem tudo o que as pessoas precisam para se sentir à vontade degustando os espumantes com DOVV, cercadas por uma vista de vinhedos que vai além da propriedade da vinícola. Ao final, é possível levar para casa uma taça de cristal personalizada, além do registro do Vale dos Vinhedos de um ângulo único.

Os espumantes

Quem faz a Visita DOVV Espumantes tem a oportunidade de degustar quatro rótulos especialmente selecionados para a experiência – todos elaborados com uvas cultivadas nos vinhedos próprios do Vale dos Vinhedos -, sendo eles: o Miolo Íride, Miolo Millésime, Miolo Cuvée Brut e Miolo Cuvée Brut Rosé, estes dois últimos com novo visual, lançado em agosto, para comemorar os 25 anos da marca que abriu as portas e conquistou mercados, levando o Brasil para todos os continentes. Hoje, com presença em 15 países, o Miolo Cuvée conquista o reconhecimento da DOVV. Além disso, é o espumante brasileiro mais vendido em Paris e a bebida oficial do Natal Luz de Gramado há 14 anos. Todos os espumantes exibem o Selo da The Vegan Society, como 100% veganos e livres de alergênicos.

Mas a Visita DOVV Espumantes também reserva o ícone da vinícola, o Íride Miolo Nature Sur Lie, primeiro espumante da marca com 10 anos de cave, que carrega o nome da nona da família, além do cobiçado Miolo Millésime Brut 2017, com 18 meses de autólise. Ambos elaborados pelo método champenoise, são espumantes ultra premium que ressaltam o terroir do Vale dos Vinhedos, ideal para a bebida.

 Sobre a DOVV

Única no Brasil, a DOVV traduz a expressão do vinho autêntico, com identidade do Vale dos Vinhedos. O Miolo Cuvée conquistou a distinção por comprovar que 100% de suas uvas (Pinot Noir e Chardonay) são cultivadas na região geograficamente demarcada, além de todo processo de elaboração acontecer no Vale dos Vinhedos, seguindo um rígido controle de etapas pré-estabelecidas. A linha também seguiu pré-requisitos como a condução do vinhedo em sistema deespaldeira e a elaboração pelo método tradicional (Champenoise).

Baixe o EBook gratuitamente - A era de um novo mercado