Conheça Simone Jordão, a carioca que trouxe sua expertise em moda internacional para o mercado brasileiro

Simone Jordão é a carioca por trás de alguns dos grandes negócios do segmento de moda, fechados no exterior: uma executiva de moda com a cara do século XXI.  Pensa “glocal” – local e globalmente – nos mínimos detalhes, em seu trabalho de curadoria e internacionalização de marcas, cuja experiência de mais de 20 anos lhe confere a autoridade que hoje possui no mercado da moda nacional e internacional.

Formada em Moda pela ESMOD, em Paris, após uma longa temporada – foram sete anos – como manager/gerente do departamento feminino da Ralph Lauren na Grécia, Simone retornou de Atenas ao Brasil, certa de que expansão de marcas de marcas nacionais no mercado internacional, era o que pretendia fazer dali em diante. “A Ralph Lauren foi uma escola e uma experiência desafiadora em internacionalização de marcas. Precisávamos vender o lifestyle  americano a um país que naquela época ainda não integrava a comunidade européia, possuía moeda diferente do euro e uma cultura particular”, conta.  Segundo a executiva, além do câmbio da moeda, foram necessárias inúmeras adaptações no calendário comercial local, pois na Grécia, por exemplo, não se trocam presentes no Natal, mas sim no Ano Novo.

De volta ao Brasil, Simone se estabeleceu como Consultora de Negócios Internacionais (International Fashion Business Consultant), realizando um trabalho único e exclusivo no país, de curadoria, consultoria e acompanhamento para marcas nacionais, interessadas em ingressar no competitivo mercado de moda internacional. “Meu trabalho de consultoria foi pensado para atender as necessidades de meus clientes, não importa o tamanho da marca, durante todo o processo de expansão, que culminará com a internacionalização”, explica, complementando que faz parte deste processo desde a análise da marca e seu potencial, passando pela curadoria dos produtos, das conexões mais assertivas, e acompanhamento em feiras internacionais até um balanço do processo e dos resultados.  

Um dos resultados da bem-sucedida trajetória da empresária é a exclusiva representação no Brasil da COTERIE NY, o maior trade show da costa leste dos Estados Unidos, que tem por objetivo fazer a conexão de importantes marcas aos mais importantes buyers do mercado internacional. Segundo a executiva, o evento é tão sólido que na edição de setembro do ano passado, em plena pandemia e tendo o desafio de ter que adaptar o evento físico ao digital, a COTERIE e a Micam Americas  alcançaram resultados surpreendentes, com mais de 55 mil solicitações de conexões entre marcas e compradores e a presença de mais de 20 mil varejistas de 78 países. A expectativa, de acordo com Simone,  é a de que os bons resultados se mantenham na segunda edição digital, que está acontecendo desde o dia 16 de fevereiro, com encerramento, em 16 de março.

Junto a COTERIE NY, outros concorridos trades shows especializados como DESTINATION Miami e MICAN Américas são importantes portas que se abrem para marcas nacionais, permitindo que as mesmas apresentem seus produtos de duas a três vezes por ano, maximizando suas oportunidades comerciais e ampliando sua base de clientes.

Simone, que já prestou consultoria para prestigiadas marcas nacionais como Lilly Sarti, Paula Torres, Glorinha Paranaguá, Amapô, Andrea Bogosian, Iorane e Sinesia Karol, entre outras, se dedica integralmente à descoberta e ao trabalho com novas marcas nacionais com potencial de crescimento e solidez no varejo internacional: “É fundamental para as marcas interessadas em sua expansão conquistar novos mercados e alcançar posições estratégicas. E observamos hoje um movimento nesta direção. Os desafios devem fazer parte da trajetória de marcas de moda. São os desafios que determinam seu posicionamento, sua solidez e longevidade. Sobretudo no atual cenário mundial.”

O trabalho de Consultoria Internacional em Negócios de Moda capitaneado por Simone Jordão responde pelo departamento internacional de uma empresa do início ao fim do processo de vendas, desenvolvendo plano de execução, que inclui marketing interno, direcionamento de produto, mapeamento e escolha dos melhores salões e feiras de moda do mundo, além da participação ativa na negociação com compradores estrangeiros e avaliação posterior do negócio como um todo.

Baixe o EBook gratuitamente - A era de um novo mercado