Colunistas
Uma década atuando como Cigar Sommèliere

Hoje celebro uma data muito importante para mim e gostaria de compartilhar com os leitores do Portal Terapia do Luxo as experiências e aprendizados que obtive atuando na última década como Sommelière de Charutos no Brasil e para o mundo.

Há exatos 10 anos atrás, eu completava meu primeiro curso internacional de charutos. Se hoje isso parece inusitado, imagine naquela época, para uma mulher de 22 anos…E certamente a pergunta que vem à cabeça é: “Por que ser especialista em charutos?”.

O desejo de ter mais essa especialização veio para contribuir com a minha principal especialização; nessa época eu já era Sommlière Internacional de Vinhos há 6 anos. E desde aquele momento eu já sabia que isso se tornaria um grande diferencial na minha carreira.

Parte da minha rotina continha o estudo sobre destilados, água, gastronomia, café e chá. Fui me aprofundando cada vez mais até perceber intuitivamente que esse seria um grande passo para me proporcionar uma visão ampla e profunda sobre esse mundo dos prazeres etílicos e esfumaçados. Sabia que me tornaria uma profissional de qualificações única no mundo.

Graças a esses conhecimentos, pude atender embaixadores, ministros, presidentes, celebridades, visitar países inusitados, conhecer pessoas singulares e vivenciar experiências únicas. Me tornei embaixadora do Festival Brasileiro de Charutos na Bahia, fui a primeira mulher da história a fazer um curso de charutos imersivo e online, fundei a Confraria Aficionadas apenas para mulheres apreciadoras de charutos, que impactou todo mercado brasileiro, abri muitos caminhos para a nova geração do charuto, ajudei a ampliar o mercado do charuto e hoje sou a primeira Cigar Sommelière do país mais rico do mundo, o Qatar.

Com toda essa bagagem, hoje surpreendo as pessoas mais ricas do mundo com minhas vivências na tribo amazônica ou sobre meus 47 dias em Cuba há 16 anos atrás com uma motocicleta de 50 cilindradas. Encantando com as histórias sobre a origem do tabaco, as curiosidades das marcas e o ritual técnico para melhor apreciação deste fumo milenar.

Hoje é tão claro pra mim que meu destaque em um segmento tão fechado, restrito e masculino, vem do meu conjunto de expertises, alinhado com a precisão profissional e sutileza que incluo na minha atuação. Sempre entregando experiências diferenciadas, apresentando toda a atmosfera do mundo do charuto.

A jornada não foi fácil, mas com certeza posso afirmar que foi incrível! O desafio de ser mulher nesse meio me fez estudar 3 vezes mais e hoje me tornar uma das profissionais mais reconhecidas em nível internacional. Hoje trago um ponto de vista profissional único sobre meu serviço e uma opinião extremamente técnica e profissional, mas o que me mantém apaixonada pelo meu trabalho é que consigo expressar minha identidade através da minha atuação.

É um trabalho forte e que necessita muita precisão, conhecimento e profissionalismo. Sinto que toda essa história me preparou para esse importante convite para criar o projeto do mais exclusivo Cigar Lounge em Doha e eu sei o poder do grande símbolo de disrupção para as novas gerações, de ver uma mulher no Oriente Médio atuando com destaque com o inimaginável para essa região do mundo; alcóol e charutos, e eu honro diariamente essa jornada.

E por aqui, as comemorações já se iniciaram de forma intensa, do jeito que eu gosto. Sabendo desta celebração de 1 década e toda minha atuação, recebi um convite irrecusável da Embaixada da República Dominicana para ser a anfitriã do evento que faz a abertura da chegada do charuto Off Cuba no Qatar e da Semana Dominicana no Qatar. Após a palavra do Embaixador na abertura do mundo, fui anunciada e compartilhei a minha história, a origem do tabaco, o precioso momento presente que compartilhamos com o Charuto e dicas técnicas para melhor apreciação. Neste evento estiveram presentes diversos embaixadores, investidores, sheikes, cataris, ministros e representantes do governo, que me parabenizaram pela atuação, reconhecendo a importância do meu trabalho e presença no Qatar. 

E aqui estou, celebrando esse dia, digitando esse texto e em breve vou comemorar da melhor forma,  iniciando mais uma noite de trabalho em Doha, no Vintage Cigar Lounge, nesse projeto 100% assinado por mim e que leva meu DNA de muitos anos de dedicação.

É muito interessante pensar que o charuto me fez viajar o mundo, me abriu portas inimagináveis e acesso a pessoas e situações exclusivas, nunca antes almejadas. Foi um universo que me proporcionou agregar mais valor a um pacote multifuncional de execuções no âmbito das experiências, onde venho me aprimorando nos últimos anos de minha vida. E assim vai continuar sendo!

Mikaela Paim

Com mais de 10 anos de carreira na área gastronômica, é reconhecida em todas as áreas que atua, desenvolvendo atendimentos exclusivos, consultorias, aulas, palestras, cursos, grupos de estudos e eventos, além de ser jurada, avaliadora dos principais campeonatos e especialista em técnicas multissensoriais. Reúne toda sua expertise em temas que democratizam e desmistificam o universo das experiências.