Colunistas
Um evento para aproximar o mercado de luxo do Brasil e da França

Que a França é a principal referência quando o assunto é o mercado de luxo, ninguém tem dúvidas. Mas isso não acontece apenas porque algumas das mais icônicas marcas e grifes do setor tem origem no país, como por exemplo Louis Vuitton, Chanel, Hermès e Cartier. O que explica essa posição privilegiada dos franceses no cenário mundial é que o luxo, no território francês, transcende a questão mercadológica, e faz parte realmente do estilo de vida das pessoas.

Por isso, quando pensamos nas estratégias ligadas ao setor de alto padrão, nada melhor do que analisar o que acontece por lá. Nesse sentido, tenho muito orgulho em ter contribuído de forma efetiva para a disseminação da expertise francesa dentro do mercado brasileiro quando, em 2016, lancei o livro “Entre taças de champagne e cálices de vinho”.

O objetivo da obra era fazer um painel histórico e contemporâneo do mercado premium na França e na Itália e mostrar os principais motivos que fazem desses países símbolos do setor. No capítulo III intitulado “Vive la France”, faço uma cronologia histórica do setor no país e como os franceses se tornaram símbolos do luxo no mundo.

Por isso, é com grande entusiasmo que participarei entre os dias 19 e 22 de setembro do France Excellence 2022, evento que pretende ser uma ponte entre o mercado de luxo brasileiro e francês.

A iniciativa surgiu através de duas análises distintas. A primeira foi o crescente interesse dos brasileiros por produtos e serviços de alto padrão, especialmente relacionados ao setor de viagens. A segunda foi destacar como a compreensão dos códigos do mercado de luxo francês podem impactar de forma positiva as estratégias das empresas no Brasil.

Ao abordar como a excelência dos trabalhadores contribuiu para a consolidação dos produtos e marcas de luxo e de que forma o mercado francês consegue se renovar e manter-se atualizado com as novas tendências, o evento se propõe a ser um grande espaço para o intercâmbio de informações sobre as melhores práticas do setor.

É importante destacar que um dos patrocinadores do evento é a Printemps Paris, símbolo atemporal do mercado de alto padrão francês e um dos endereços em que é possível vivenciar o luxo em toda a sua essência na Cidade Luz.

No dia da abertura o evento acontecerá no formato híbrido e será retransmitido on-line. Mais informações estão disponíveis no endereço https://www.franceexcellencelatam.com/pt/.

Manu Berger

Com cursos sobre o Mercado do Luxo em Paris, Milão, Londres e Nova York, Manu Berger é a fundadora da Terapia do Luxo, uma revista digital voltada para o público de bom gosto. Com atualizações diárias o endereço é pioneiro no segmento high-luxury no sul do país.