Colunistas
Um ano como colunista do portal Terapia do Luxo

Com muita alegria comemoro com vocês meu primeiro ano como colunista do portal que é referência em luxo no Brasil. Tenho a alegria e me sinto honrada de fazer parte de um hall de colunistas incríveis, que muitos conheço e admiro pela forte atuação em seus mercados.

Neste um ano, busquei compartilhar o que hoje é minha maior riqueza: o conhecimento.

Tenho imensa alegria em compilar minhas vivências, estudos e cursos em uma linguagem acessível e fácil de ser compreendida e compartilhada para que também faça parte e enriqueça seu arsenal de saberes. Na celebração de hoje, quero propor uma retrospectiva deste primeiro ano!

Vem comigo reviver e relembrar cada um desses temas e conhecimentos?

Atuando há 20 anos na área da gastronomia na capital de São Paulo e realizando projetos em cidades do Brasil e do mundo, lembro que não tive dúvidas para escrever meu primeiro texto: "Gastronomia e bebidas: um luxo desde a antiguidade que continua se renovando", no qual trouxe a importância do comer e beber desde a antiguidade, mencionando o quão estimado era pelos reis e as monarquias como símbolo de status e riqueza. Mostrando que hoje o consumo também é um luxo. Mencionei sobre a importância do setor, as inovações, a evolução do consumidor agora mais exigente e as empresas já alertas em diminuir o impacto no meio ambiente. 

Como sommelière de vinhos atuante há 16 anos, no meu segundo texto não poderia deixar de incentivar o novo luxo na categoria turismo: o Enoturismo. Fiz a indicação de cinco vinícolas imperdíveis no Brasil. Sim! Temos mais de mil vinícolas no Brasil e em diversas regiões incluindo o nordeste. Valorizar o Brasil é um luxo!

E falando no nosso país, no terceiro texto apresentei um dos projetos autorais mais lindos que pude realizar, o Tesouros Do Brasil, em que realizei uma curadoria de produtos super premium das regiões sul, sudeste e nordeste. Foi uma iniciativa emocionante que tenho muito orgulho de ter criado. Pude evidenciar produtos e produtores nacionais com o luxo que eles merecem.

Já no quarto texto, trouxe uma forte referência histórica feminina. Uma italiana que governou a França por 40 anos, trazendo hábitos até então desconhecidos, para hoje o país reconhecido pelo seu requinte; como o uso de talheres, guardanapo, o uso do açúcar na confeitaria e até um fato inusitado - foi ela quem introduziu o hábito do charuto na corte, transformando o fumo até então consumido apenas pelos índios das Américas, navegadores e marinheiros, em um produto de desejo da alta realeza. E graças a esse fato, como Sommelière de Charutos internacional, pude me aprofundar em sua história, me encantar, e claro, compartilhar com vocês como conhecimento e fonte de inspiração.

No quinto texto, trato de um dos mais ricos alimentos do mundo, conhecido desde os deuses gregos, como ouro líquido, o azeite. Como sommelière de azeites, ou azeitológa, pude aprimorar meus conhecimentos no tema e me apaixonar a cada nova informação que sei sobre o fruto e líquido. Neste texto trouxe uma rica curiosidade, um dos segredos de beleza da Cleópatra, o uso do azeite no corpo, no rosto e nos cabelos. Dica milenar, resgatada que podemos nos beneficiar até os dias de hoje.

No sexto texto, vocês (e eu) fomos surpreendidos com a novidade de que eu fui convidada para viver no país mais rico do mundo, o Qatar. Com todos esses conhecimentos e anos de atuação, minha dedicação foi reconhecida pelo Rei do país mais moderno e rico do planeta. Fui convidada para criar o Cigar Lounge mais exclusivo do mundo, no hotel mais requintado da cidade. Projeto esse que você pode conferir caso faça uma visita à Doha.

No sétimo texto, corri para contar que no meio do deserto, em um país mulçumano, existe uma mulher inspiradora, poderosa e que realizou mudanças relevantes à vida das mulheres locais (como o direito de divorciar, dirigir, votar, participar de eventos e celebrações). Sheika Moza, casada com o Rei do Catar, aparece sem o Hijab (tradicional vestimenta muçulmana onde as mulheres protegem seus cabelos), tem voz nas decisões e aparece frequentemente nos eventos oficiais, mostrando a força feminina no Oriente Médio. Mais uma mulher para se inspirar!

No oitavo texto, celebrei com vocês minha primeira década como Sommelière Internacional de Charutos e não poderia estar vivendo um momento melhor, a essa altura, já havia inaugurado o Cigar Lounge em Doha, e curtia o sucesso do projeto, em um momento muito ocupada, onde diariamente era requisitada para realizar atendimentos exclusivo para um diplomatas, celebridades, sheiks, V.I.P.,  príncipes e até reis. Mas, o mais emocionante foi ter a minha equipe me surpreendendo com um bolo em formato de charuto (que você pode ver no meu instagram @mikaelapaim) e ter o carinho daqueles que me ajudaram a colocar e manter todas minhas ideias em prática.

Já de volta no Brasil, depois de sete meses no Qatar, em março, no meu nono texto, falei sobre a essência esquecida, a água, que tem seu dia mundial celebrado neste mês! Trouxe diversos dados importantes e dicas de como escolher sua água! Sim, ela é um luxo! Apesar da inicial estranheza inicial dos leitores, tenho três especializações na bebida que é a base da vida, do planeta e da constituição de todas bebidas alcoólicas, o estranho seria se eu não estudasse a respeito. Então, quando o assunto é bebida, pode me chamar que teremos prosa até cansar.

Em abril, no décimo texto, falei sobre a bebida que é a paixão nacional, no dia 14 se comemora o Dia Nacional do Café, e eu que há 14 anos como especialista acompanho de perto a evolução, o crescimento, e a descoberta dos consumidores para o café especial, fiz questão de enaltecer o dia, contar mais sobre as novidades e compartilhei um pouco da minha trajetória, onde falei sobre meu coffee shop, um projeto autoral, quando tive 20 anos (e seu lindo sucesso, tão disruptivo para a época e comentado até os dias atuais), revelei que o primeiro café criado para harmonizar com charutos é brasileiro e foi mais um projeto meu, realizado no Qatar e muito mais.

Ahhh o café, só de escrever a respeito, já sinto até vontade de buscar mais uma xícara.
No último texto de maio, fiz uma sugestão especial para surpreender as mães, e se ao invés de presentes, você criar um momento, uma sintonia, um convite para o momento do agora.

Sugeri um chá da tarde, com dicas do que servir e os detalhes que não podem faltar na ocasião! Tem maneira melhor de surpreender quem sempre nos cuidou com muitos mimos e cuidados? Viver o momento presente (do agora, atenção plena ou mindfulness - como quiser chamar essa riqueza), sempre faz parte dos meus projetos e sugestões. Convidando a todos para viver o luxo do agora!

E hoje, encerro o décimo segundo texto como colunista do Portal Terapia de Luxo, relembrando desses fantásticos momentos com vocês, onde com muito carinho e dedicação, me sentei por horas, digitando e criando temas que possam ser úteis, lindos e preciosos para todos vocês, como são pra mim. Luxo é compartilhar, se abrir a novas idéias, conhecer e reconhecer a riqueza que é imensurável ao nosso redor.

Espero que minha presença e contribuição tenha sido tão positiva para vocês, como foi pra mim.
Me deixa saber qual foi seu texto favorito e desde quando começou a acompanhar minha coluna, vou adorar saber! Ah! E sugestões de temas são sempre bem-vinda! Ficou curioso com algum texto que mencionei e ainda não leu!? Você poderá conferir todos na íntegra na minha página no portal.

Acompanhe diariamente pelo instragram @MikaelaPaim, veja mais de 100 vídeos com muito conteúdo no meu canal do Youtube Mikaela Paim e veja mais sobre minha atuação profissional no Linkedin.

Te espero nos comentários. Até o próximo mês.

Mikaela Paim

Com mais de 10 anos de carreira na área gastronômica, é reconhecida em todas as áreas que atua, desenvolvendo atendimentos exclusivos, consultorias, aulas, palestras, cursos, grupos de estudos e eventos, além de ser jurada, avaliadora dos principais campeonatos e especialista em técnicas multissensoriais. Reúne toda sua expertise em temas que democratizam e desmistificam o universo das experiências.