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Tecnologia e tradição no mercado de luxo

Em uma era digital onde um novo foco de observação, escolhas e preferências tem priorizado a atenção dos consumidores de forma geral, as marcas de luxo não poderiam deixar de considerar esse movimento e de certa forma aproveitar ao máximo essas novas oportunidades.

Nessa era contemporânea marcas como Apple e Samsung conseguem manter ritmo de vendas de smartphones em valores que se assemelham aos valores praticados por produtos de marcas de luxo e até mesmo criar uma onda de desejos tão comum nas estratégias tradicionais da atividade do luxo.

Novos tempos. São muitos os excelentes exemplos de parcerias entre marcas tradicionais de Luxo com a marcas modernas e vanguarda de tecnologia.

APPLE + HERMÉS

Quem poderia imaginar que dois ícones tão fortes como a americana Apple e a tradicional casa francesa de luxo Hermès conseguiriam chegar à segunda edição de uma parceria muito bem-sucedida e de certa forma, surpreendente.

O Apple Watch Hermès é a obra prima de uma parceria original baseada em admiração e afinidade de pensamentos. A relação da função e beleza. O couro artesanal clássico da Hermès e mostradores modernos digitais Apple. Tradicional e contemporâneo. Clássico. Simples.

BEATS + FENDI

E o improvável aconteceu! A italiana FENDI de 91 anos de existência em parceria com a marca sensação dos fones de ouvidos e caixas de som BEATS by DR DRE de apenas oito anos, criaram uma elogiada edição especial de headphones usando o mesmo couro Selleria que a marca de Luxo italiana usa em suas desejadas bolsas.

A parceria encantou os profissionais de moda em geral principalmente pela costura artesanal do couro mantida nos fones, pela seleção de cores e até mesmo no modelo ainda mais especial em couro exótico de crocodilo.

GOOGLE + INTEL + TAG HEUER

Não demoraria muito para esse movimento do tradicional e contemporâneo chegar com força nas marcas suíças de relógios. E chegou impressionando pela união da respeitada precisão suíça da marca TAG HEUER de 155 anos de história com o mundo revolucionário tecnológico da linguagem Android do GOOGLE.

Feito todo em titânio a parceria criou o modelo TAG HEUER CONNECTED – o primeiro relógio conectado eterno, podendo ser trocado após 2 anos de uso por um modelo tradicional mecânico. Luxo digital. O mundo tradicional suíço conectado ao futuro. #connectedtoeternity

VERTU for BENTLEY

“The Key for na Extraordinary Journey” essa é a linguagem usada na parceria de duas celebradas marcas britânicas no lançamento da edição Signature Touch da VERTU para a BENTLEY. Detalhes de couro costurado à mão, a possibilidade de ser totalmente feito por encomenda na escolha de cores, detalhes opcionais e acesso ao exclusivo app da BENTLY com conteúdo da marca e usuários dos seus carros. E o incrível Concierge 24h dedicado. É possível ir além nessa jornada do luxo com a tecnologia.

LINE + BURBERRY

A mais digital das marcas de luxo ou talvez aquela que poderá ser a primeira marca de luxo digital do século, a britânica BURBERRY vem encantando o mundo com suas plataformas digitais em diversas frentes como desfiles live na internet, plataformas digitais, lojas inteligentes.

Tecnologia tem atualmente um peso e relevância tão forte quanto o design das coleções de moda da marca. Ainda mais fascinante é analisar até onde a marca consegue ir na sua busca “tech-savyy” digital.

A parceria com o app líder de mensagens japonês chamado LINE que usa diversas imagens populares de stickers e desenhos animados como emojis, leva a linguagem do Luxo à um nível de alcance muito além do que se poderia imaginar.

Não há mais como as marcas de luxo se afastarem desse movimento digital. Ao contrário, o desafio será cada vez maior em como fazer uso do mundo digital como aliado nesses novos tempos.

Em dado recente publicado pelo banco de investimentos norte-americano Piper Jaffray, a porcentagem de jovens dos Estados Unidos que assistem youtube já ultrapassou aos que assistem TV aberta ou a cabo.

Como as marcas de luxo serão, portanto, relevantes para esse novo comportamento de consumidor?

Carlos Ferreirinha

Fundador e presidente da MCF Consultoria, é consultor, conferencista e articulista de diversas publicações relacionadas ao segmento de luxo. Foi, também, CEO da Louis Vuitton no Brasil e recentemente fundou a Bento Store, a primeira loja especializada em mobile food do país e eleita como uma das marcas mais inovadoras do mundo.