Colunistas
O valor estratégico do conhecimento no mercado de luxo

Quando despertou em mim o desejo de atuar de forma profissional no mercado de luxo, entendi que o início de tudo era verdadeiramente entender o setor. Assim, antes de abrir uma empresa, alugar uma sala ou mesmo contratar uma equipe, fui em busca de informação e aprendizado.

E tive a oportunidade de realizar diversos cursos e capacitações que ampliaram meu repertório de conhecimentos e moldaram minha visão sobre o segmento de alto padrão. Alguns cursos desses, inclusive, nem sequer estão mais disponíveis para o público, ou seja, foram oportunidades únicas que tive o privilégio de experienciar.

Dessa forma, costumo dizer que o conhecimento sobre o mercado de luxo é absolutamente fundamental para o sucesso de qualquer profissional ou empresa que atue no setor. Não adianta a equipe mais competente do mundo, os melhores serviços ou produtos inovadores se as informações sobre o segmento e, principalmente, o que elas representam, não forem compreendidas da maneira correta.

Assim, sempre entendi que uma das minhas principais missões era compartilhar o conhecimento, ou seja, transmitir para o máximo de pessoas possível as informações que aprendi com o objetivo de democratizar o mercado e, principalmente, quebrar os paradigmas que ainda cercam o setor e os profissionais que nele atuam.

Na semana passada finalizamos mais um curso no Centro Europeu tendo como tema o mercado de luxo. Mais uma vez, tive o prazer de conversar com uma turma extremamente curiosa e dedicada sobre as questões que envolvem a história do setor e o seu panorama na contemporaneidade.

Tivemos também a participação de algumas convidadas especiais que encantaram a todos os participantes com seu carisma e conhecimento. Temáticas como o metaverso, as novas tecnologias e o atendimento de luxo foram abordados de maneira teórica e prática.

Muito além do conhecimento compartilhado e dos enriquecedores debates que travamos ao longo das aulas, o mais importante foi inserir em cada um dos participantes a ideia e a certeza de que a atuar seguindo os princípios do mercado de luxo está ao alcance de todos, independentemente de sua profissão ou área de atuação.

Quando percebemos que o mercado de luxo é um território lúdico, em que sonhos se transformam em realidade, conseguimos compreender que nossa realidade enquanto prestadores de serviços é, e sempre será, realizar os sonhos de nossos clientes.

Além de agradecer às convidadas que apresentaram um conteúdo personalíssimo e extremamente relevante, gostaria de parabenizar a todos os participantes. Foi uma semana inesquecível em que, tendo a proposta de ensinar, também tive a oportunidade de aprender. Desejo reencontrar todos, muito em breve, neste fascinante universo chamado mercado de luxo.

Manu Berger

Com cursos sobre o Mercado do Luxo em Paris, Milão, Londres e Nova York, Manu Berger é a fundadora da Terapia do Luxo, uma revista digital voltada para o público de bom gosto. Com atualizações diárias o endereço é pioneiro no segmento high-luxury no sul do país.