Colunistas
O começo de uma nova fase: fui convidada para viver no país mais rico do mundo

Meus leitores da coluna e seguidores do Instagram devem ter notado minha ausência nos últimos tempos. Sempre muito ativa em meus projetos, seja em viagens ou lecionando aulas e cursos, confesso até estranhar essa postura tão off-line como foi nesses dias passados. Mas tudo tem seu lado positivo e hoje eu vou compartilhar com vocês qual é a novidade tão aguardada para divulgar para vocês, em primeira mão.

Há quase 1 mês estou morando e trabalhando no país mais rico do mundo, o Qatar. Se você ainda não ouviu falar sobre o Qatar, se prepare, será um dos lugares mais comentados no próximo ano, visto que sediarão a Copa do Mundo de 2022.

Ainda em julho, recebi uma ligação sendo convidada para um processo seletivo para ser Cigar Sommelière (Sommelière de Charutos) em um hotel 5 estrelas. Eu, que já estava me preparando para retomar algumas temporadas fora do país, aceitei participar. Logo no início me informaram que seria para uma das melhores redes de hotéis em Doha, no Qatar. Me surpreendi com a possibilidade de uma mulher atuar como Cigar Sommelière no Oriente Médio.

Após concluir todas as etapas de entrevistas, verificação de documentação e muito frio na barriga, recebi a notícia que, entre diversos candidatos do mundo, eu fui a escolhida para essa vaga.

Talvez eu não consiga expressar o turbilhão de emoções e coisas que passaram em minha cabeça, mas vou tentar para dividir com vocês o que é a dimensão dessa nova etapa em minha carreira. Eu nasci e cresci em São Paulo e por mais que eu tenha experimentado diversas experiências fora do país (estudando, morando e vivenciando mais de 30 nacionalidades), eu construí uma vida pessoal e profissional consolidada na minha cidade natal. Tudo estava maravilhoso, eu estava muito grata, feliz e realizada. Bati meus próprios recordes incansáveis vezes, mas sentia que precisava de novos desafios. A vida é feita de novos tempos, ciclos e concessões, certo?

Em menos de 1 mês, eu mudei todos meus planos para aceitar essa oportunidade de trabalho irrecusável no Qatar. Fui contratada pela maior empresa de hotelaria do mundo (empresa americana) para atuar em um dos melhores hotéis de Doha (capital do país) sendo a primeira pessoa brasileira e a 1° Cigar Sommelière em um super lounge para experiências de alto nível aos clientes locais.


Estudando sobre o país, descobri sua recente e disruptiva história. Até a década de 70 era apenas uma vila de pescadores, hoje se tornou o país com o maior PIB do mundo. Com sua maioria voltada a religião do Islamismo, não é de costume as mulheres aparecerem e, no Qatar, temos uma Sheika, uma mulher incrível que faz parte do conselho da ONU, tem um projeto de educação em nível global e uma atuação impressionante e admirável.

Eu poderia escrever durante horas sobre o quanto o Qatar é um país incrível, que merece ser visto e conhecido, mas hoje quero fazer um registro como símbolo de mudança.

Se uma mulher, jovem, brasileira, pode ser a sommelière de charutos no Oriente Médio, país com uma sheika e trabalhando para a maior companhia de hotelaria no mundo, para o maior show do planeta (Copa do Mundo, em uma pós pandemia) todos podemos muito mais e além. Continuem trabalhando firme em seus objetivos e o universo cuida do restante (foi assim comigo).

Não iniciei minha jornada com o intuito de ser o instrumento que vai quebrar barreiras em minha área de atuação, porém, o curso de minha trajetória me trouxe aqui, com base em anos de dedicação e estando sempre disposta a aceitar os novos desafios da vida.

Estou pronta e preparada para escrever um novo capítulo em minha carreira como a primeira mulher e ingressar nesse universo e no Qatar. Em breve, surgirão mais notícias dessa nova jornada e que estará ainda mais rica em aromas, sabores e vivências diferenciadas para compartilhar com vocês.

Mikaela Paim

Com mais de 10 anos de carreira na área gastronômica, é reconhecida em todas as áreas que atua, desenvolvendo atendimentos exclusivos, consultorias, aulas, palestras, cursos, grupos de estudos e eventos, além de ser jurada, avaliadora dos principais campeonatos e especialista em técnicas multissensoriais. Reúne toda sua expertise em temas que democratizam e desmistificam o universo das experiências.