Colunistas
Nunca foi tão barato empreender

Já tem algum tempo que mais e mais pessoas decidem empreender, colocar em prática suas ideias, seu sonho, seu propósito. Por isso temos visto tantas empresas nascendo, muitas startups e isso tem um porquê. Startup é um experimento. É um novo jeito de pensar o modelo de negócios: mais rápido, mais prático, menos burocrático, mais flexível e com a velocidade que o mercado atual nos impõe.

Em 2018 tive a oportunidade de fazer uma imersão no Vale do Silício e uma das coisas que aprendi no Vale foi: “se você não tiver vergonha da primeira versão do seu produto, você o lançou tarde demais”.

É com essa mentalidade (ou mindset) que funciona uma startup: experimentando, testando no mercado. É no mercado que está o conhecimento. É com o seu cliente que você vai aprender e aprimorar o seu produto.

Mas por que vemos tantas startups? Porque nunca foi tão barato empreender. No passado, para abrir um negócio, era necessário ter um bom capital: investir em estoque, no espaço físico (comprar ou alugar), ter fornecedores, colaboradores, logística, etc.

A tecnologia facilitou tudo. Hoje, empreender, experimentar ou “startupar” ficou muito barato. Graças aos avanços tecnológicos, aquilo que antes era acessível a poucos, hoje é extremamente barato e disponível a qualquer um. Por isso temos observado tantas ideias, novos negócios e serviços surgindo.

Observe que a tecnologia também permitiu crescimentos exponenciais e por isso vemos hoje tantas empresas relativamente novas dentre as mais valiosas do mundo.

A tecnologia nada mais é que uma ferramenta. A pergunta a se fazer é: eu estou fazendo uso inteligente da tecnologia disponível a favor do meu negócio? Vale lembrar que todas as empresas que nascem hoje, já nascem digitais. Se sua empresa ainda não atua com esse pensamento digital e uma visão de escala, há um grande risco de algum concorrente ocupar melhor esse espaço.

A boa notícia é que o aprendizado está altamente democratizado e todo dia é dia de aprender algo novo. Seja um autodidata. Não existem mais ex-alunos. Com tantas tecnologias e inovações surgindo a todo momento e, consequentemente, transformando mercados e comportamentos de consumo, aprender, desaprender e reaprender será sempre um grande diferencial. Afinal, conhecimento é poder.

Patricia Rossi

Especialista em Marketing, Inteligência de Mercado e Novos Negócios, também atua como especialista dos impactos da tecnologia e inovação nos mercados. Tem sua carreira consolidada com 20 anos na Gerência de Marketing da rede TV TEM (afiliadas Rede Globo), imersão no Vale do Silício com foco em Business Model e Mindset e hoje é Business Partner da StartSe.