Luxo doce e colorido

Imagem 02 (16)

Eles são lindos e fazem sucesso na opinião de dez entre dez apreciadores de doces. Delicados, repletos de charme e produzidos na cor que a imaginação do mestre confeiteiro mandar, os macarons são verdadeiros ícones da gastronomia mundial e figuras extremamente presentes no universo premium. Prova disso é que se viver em Paris é a representação mais exata do estilo de vida luxuoso, caminhar pelas ruas e avenidas da cidade luz é uma oportunidade perfeita para descobrir e apreciar o sabor das confeitarias que produzem alguns dos melhores macarons do mundo.

O doce é uma unanimidade e as receitas são infinitas, já que muitas vezes alimentos e especiarias típicas das mais distintas regiões do planeta são incorporados aos ingredientes clássicos e centenários. Com uma textura crocante por fora e macia por dentro, a história desse sucesso culinário tem origem quase 500 anos atrás.

De acordo com Pedro Frade, autor do blog Petit Gastrô, “como muitos doces e pratos consagrados da gastronomia, a receita original do macaron passou por inúmeras modificações até chegar ao que é hoje. Tudo começou em sua chegada à França em 1533, levado pelos chefs de confeitaria de Catherine de Medici, esposa do rei Henrique II. Mediante isso, a grande ideia do macaron que consumimos hoje em dia foi criada por Pierre Desfontaines Ladurée, que no inicio do século XX juntou os dois biscoitos de merengue e preencheu com ganache de chocolate”.

Com o passar dos anos, a receita tornou-se uma das especialidades da confeitaria francesa, mas o seu sabor transcende fronteiras. É o que acontece, por exemplo, em Zurique, na Suíça. A terra que é considerada a pátria dos melhores chocolates do mundo, desenvolveu um macaron muito especial. Com mais recheio que os seus irmãos franceses e a massa mais aerada do que a produzida em Paris, os macarons suíços são tão exclusivos que ganharam até outro nome: Luxemburgerlis.

A relação entre os macarons e o segmento de luxo vem se tornando mais evidente com o passar dos tempos. Nos dias hoje, dos casamentos às festas infantis, passando pelas formaturas e chegando até mesmo ás comemorações de ano novo, os doces são itens praticamente obrigatórios para aqueles que querem recepcionar seus convidados de forma elegante e distinta.

As ligações entre essa delícia culinária e o universo de alto padrão, entretanto, vão além das suas qualidades gastronômicas. A incrível variedade de receitas e, principalmente, suas cores fortes e impactantes permitem que os macarons sejam concebidos como verdadeiras obras de arte comestíveis que mesclam elementos e tendências da moda atual. A criação de receitas inspiradas em algumas marcas de luxo icônicas atrai a atenção e o desejo dos fashionistas de plantão.

Se os macarons tem assento reservado no mundo glamoroso dos desfiles de moda, é nas vitrines das confeitarias que eles são as estrelas principais. A suavidade da avelã, a acidez do limão, o poder do café e o requinte do chocolate são apenas alguns dos sabores que os apreciadores do mundo inteiro podem degustar. Entretanto, se a procura é pela brasilidade na confecção desse típico doce francês, que tal se deliciar com um incrível macarron de paçoca?

Para os novatos nesse mundo mágico de sabores e cores, a receita é simples: vá até a sua confeitaria favorita, escolha o seu sabor preferido e deixe a alma viajar no doce luxo dos macarons.

Adquira o seu novo Ebook - Os conceitos que vão ditar o futuro do mercado.