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Inovação, tecnologia e o futuro do mercado de luxo

Uma das maneiras de perceber a importância da tecnologia no mercado de alto padrão é através dos equipamentos e dispositivos eletrônicos que estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Smartphones, smartwatches e tablets deixaram de ser ferramentas de comunicação para se tornar acessórios fundamentais no cotidiano moderno.

Entretanto, a inovação também pode ser percebida por iniciativas vanguardistas de algumas das mais famosas marcas do mundo, como a italiana Dolce & Gabbana. Para comprovar isso, durante a abertura do desfile da marca na Semana da Moda de Milão, em fevereiro deste ano, a marca italiana fez uma substituição ousada na passarela: trocou modelos humanos por drones que desfilaram algumas peças e, literalmente, fizeram a imaginação dos presentes voar mais alto.

Se a inusitada invasão dos robôs voadores motivou discussões sobre a substituição dos profissionais humanos por similares tecnológicos, ela também provocou uma reflexão sobre a marcha inerente da tecnologia e o papel que as inovações têm nos dias de hoje.

No mês de julho foi publicada uma pesquisa pela Worldpay que revela que mais da metade dos consumidores brasileiros que utilizam a internet como plataforma de compra, se sentiriam confortáveis se a entrega dos produtos fosse realizada através de drones.

De acordo com Juan D’ Antiochia, gerente-geral da Worldpay para América Latina, “há um enorme potencial para o mercado quando a entrega feita por drones se tornar uma realidade. Além dos benefícios com a redução de custos, os drones também podem ser a resposta para diminuir congestionamentos e poluição, além de agilizar o tempo de entregas”.

Impactando de forma direta em temáticas como a sustentabilidade, a redução do consumo de recursos e a agilidade do e-commerce os drones podem, muito em breve, se tornar uma ferramenta indispensável para o mercado global e, especialmente, para o segmento de alto padrão.

É impossível precisar se o futuro das entregas de produtos terá os drones como a principal ferramenta, o que é inegável e o desfile da Dolce & Gabanna fez questão de enfatizar, é que a tecnologia terá papel decisivo no futuro do mercado de luxo.

Crédito das imagens: Reprodução.

Elizandro Duarte

Jornalista com especialização na área de Empreendedorismo, com MBA e mestrado no segmento turístico. Assina a coluna 'Jornalismo de Luxo'.