Gastronomia e bebidas: um luxo desde à antiguidade que continua se renovando

Uma mesa farta sempre foi símbolo de luxo desde à antiguidade, com os grandes banquetes servidos pela monarquia e cortes, sempre regados a vinho. A bebida dos deuses, sempre apreciados pelos por reis e rainhas, assim como a gastronomia, sempre acompanhou a história do mundo e sua ascensão.

Hoje vivemos uma época privilegiada, com fartura de alimentos e as bebidas cada vez mais acessíveis, mas nem sempre foi assim. Por muito tempo, alimentos que hoje são considerados habituais e bebidas eram reservados apenas à população afortunada. E até os dias atuais, sentar à mesa é símbolo de união, celebração e cada vez mais associada ao status de bem viver à um lifestyle sofisticado.

Atuando como sommelière nos últimos 15 anos, pude acompanhar essa evolução e mudanças no consumo dos brasileiros. É extremamente interessante trabalhar em um restaurante, no coração da gastronomia em São Paulo, a única cidade global do país, e vivenciar todo processo desde a seleção de cada ingrediente, do campo à mesa, compreendendo seus diferenciais, até o atendimento ao cliente, com a chance de feedback instantâneo. E dentro deste dinamismo e compreensão de toda cadeia produtiva, pude ver o formato do consumo se transformando e já compartilho algumas tendências neste texto, agregando minhas vivências e compreensões.

Após a revolução industrial, o aumento de alimentos industriais e fast-food tomaram o planeta, mas no auge do excesso, há o retrocesso e voltamos os olhos aos orgânicos, slow food, menos consumo de carne, a valorização do produtor local e a seleção de alimentos de qualidade. O consumidor está antenado, e várias indústrias, como da moda, automobilística, industrial e até turística, já repensam na necessidade do consumo, novos formatos e o impacto ao meio ambiente.

Dois interessantes exemplos recentes são: o restaurante três-estrelas Michelin 2020, Eleven Madison Park, em Nova York, que anunciou uma novidade para sua reabertura, no último dia 10 de junho, depois de um ano fechado devido à pandemia: um novo cardápio do chef Daniel Humm inteiramente à base de plantas. A mudança foi celebrada com otimismo pelo público que esgotou as reservas para os próximos dois meses. Neste semestre, a companhia aérea GOL anunciou 2 iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente. No dia da Terra, 22 de abril, a companhia anunciou seu compromisso de atingir emissões líquidas zero de carbono em 2050. E desde 05 de junho, a companhia oferece aos clientes a possibilidade de, voluntariamente, realizarem a compensação de carbono de suas viagens. Por meio de uma parceria com a Moss, plataforma ambiental de crédito de carbono, os viajantes poderão realizar a neutralização das emissões de seus voos. O vice-presidente Comercial, de Marketing e de Clientes da aérea, Eduardo Bernardes acrescenta: “Também temos projetos de desenvolvimento de biocombustível em andamento que acreditamos que fazem parte da solução definitiva”.

E os esforços tendem a se ampliar em diversas áreas do consumo, trazendo um novo formato e valorização na transformação dos produtos e serviços adquiridos.

Para a fortaleza Brasil, juntamente a essa tendência mundial que cresce exponencialmente nas últimas décadas, temos o fator da pandemia que traz novas reflexões, como a de valorizar o produtor local, colocando o brasileiro, enfim, com olhos de atenção ao produto nacional. Para mim, que tenho uma iniciativa em prol dos produtos e produtores brasileiros desde 2009, devem imaginar minha felicidade em ver esse crescimento e conscientização.

Tesouros do Brasil, por Mikaela Paim

Ao longo da minha jornada como restauranter e sommelière pude conhecer diversos produtores surpreendentes em nosso país, se destacando por sua qualidade premium e exaltando os aromas e sabores do nosso terroir. Assim, em todos meus projetos, ações e campanhas, sempre trouxe o produto brasileiro como estrela, valorizando o trabalho resiliente e competente dos produtores e empresários nacionais. Nesse ano lancei o projeto “Tesouros do Brasil” na minha Plataforma de Experiências www.mikaelapaim.com enaltecendo 3 regiões do Brasil: Nordeste, Sudeste e Sul, com minha curadoria de sommelière e especialista com o que encontrei de mais interessante durante as minhas viagens e elaborei uma experiência completa para o consumidor, para que mesmo durante o isolamento social, pudessem viajar sem sair de casa. Cada detalhe foi pensado para um vivência imersiva: o designer da plataforma, o atendimento personalizado, a seleção exclusiva, a caixa baseada na abertura de uma caixa de jóias, o foro de veludo, e as vídeo-aulas que guiam a degustação e trilha sonora criada para uma viagem sensorial completa (que ganhou até um mini-documentário mostrando a construção de cada música).

Imagine acordar e, logo pela manhã, beber o mesmo café orgânico que o Papa Francisco toma no Vaticano produzido na Chapada Diamantina na Bahia e incrementar seu café da manhã com produtos elaborados para a utilização total do fruto cacau (como o chá da folha, o melaço ou mel de cacau, nibs ou amêndoas da rica fruta) feito por uma empresa com visão sustentável, almoçar com um vinho branco da região sudeste, produzido em São Paulo, fazer uma degustação de erva-mate verde e tostada no fim da tarde, enriquecer seu happy hour com a melhor cachaça branca do país ou com destilados do Sul, como a cachaça orgânica super premiada ou um Pink Gin com gengibre, hibisco, zimbro e erva-mate, e a noite pode ser ainda mais especial com um Espumante Super Premium produzido no Nordeste ou um sulista com 36 meses de autólise, ou um Vinho Tinto considerado o melhor Cabernet Franc do Brasil produzido no interior de São Paulo ou um Merlot produzido na Serra Gaúcha por uma família pioneira na região?! Esse seria um dia imersivo nos Tesouros do Brasil e também um convite para olharmos as jóias que são produzidas em território nacional.

Com esse projeto, tenho o objetivo de mostrar o luxo que são os produtos nacionais e como eles podem e devem ser tratados como tal. Convido à todos a apreciarem esse luxo, que são os sabores do Brasil através das Experiências Exclusivas na Plataforma Mikaela Paim.

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