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Fashion Marketing e Luxo

No universo da moda, duas palavras se destacam de uma forma central: “percepção” e “aceitação”, tratando diretamente do posicionamento dessa marca no mercado. Nesse cenário, surge o que chamamos de Fashion Marketing, uma prática que apesar de nova e pouco compreendida, é utilizada amplamente.

Com base nisso, podemos analisar que o ideal de produto pelo produto e o foco na venda, cada vez mais tem seu espaço removido da discussão mercadológica pela sua baixa efetividade em comparação com a ideia de enxergar o mundo da moda como uma entrega de soluções, possuindo um foco maior direcionado à experiência do cliente. Em meio a esse contexto, há uma batalha dentro do segmento onde a principal meta das marcas é proporcionar a melhor experiência possível ao cliente para que ele volte a comprar seus produtos e fortalecer a imagem do negócio.

Nesse campo de atuação, onde o marketing vem estreitando mais sua relação com a moda, foram surgindo ferramentas que facilitam o processo. Por mais que seja importante oferecer produtos de qualidade maior e ter um bom planejamento, somente isso não basta para chegar na excelência do mercado. Alcançar o potencial maior dentro dos conceitos de percepção e aceitação da marca vem a ser bem mais complexo, sendo preciso transformar necessidade em desejo criando uma experiência impactante o suficiente para que ela agregue valor a cada produto.

O surgimento da ferramenta conhecida como Fashion Marketing permite a comunicação mais clara entre a marca e seu consumidor, conseguindo identificar as dores e anseios do público para que seja possível a empresa fazer alinhamento de preço, produto e exposição, com estratégias feitas para fortalecer a identificação da marca e consolidar posições mais altas no mercado. É um conceito que busca métodos para criar um relacionamento melhor não apenas para a marca como um todo, mas com cada coleção lançada.

Gosto de pensar que o Fashion Marketing está conectado ao que podemos dizer ser o DNA da empresa, onde não só a aparência é trabalhada, mas toda a essência do negócio, levando o cliente a pagar não só pelo produto, mas também pelo que o negócio representa. Um exemplo que explicita um pouco essa ideia dentro do mundo da moda é a Chanel, onde a história da estilista acaba influenciando a percepção de que possuir uma roupa ou perfume da marca é o mesmo que se revestir com sua essência, tendo seu charme, elegância, postura diante da sociedade, com uma identificação de marca carregada de força e pioneirismo.

Por isso, saber identificar a essência do seu negócio é essencial considerando fatores como história e valores, servindo como diferenciais que atraiam e mantenham seus consumidores em um relacionamento de fidelização, criando uma estratégia de Fashion Marketing mais assertiva.

Outro ponto importante como uma estratégia de marketing utilizada no mundo da moda diretamente relacionada ao Fashion Marketing, é o marketing de luxo, que tem como base criar táticas que agreguem valores requintados à experiência de compra, criando diferenciais competitivos para as marcas passando uma imagem mais única aos clientes. É um marketing que visa aumentar o valor percebido e se aproveita da precificação, valorizando assim elementos intangíveis dos produtos.

Analisando as características que o conceito do luxo atrelado ao marketing traz, podemos tratá-lo como um fator complementar e essencial para o Fashion Marketing que cria necessidade e foca na experiência do público, sendo utilizado por diversas empresas como forma de fidelização.

Muitas marcas acabam utilizando estas estratégias e táticas por meio das redes sociais aproveitando-se da tendência de crescimento no número de usuários, criando mais impacto e construindo melhor sua imagem. Uma delas é a Louis Vuitton que teve um grande aumento da sua presença no Instagram onde foram realizadas publicações de posts e campanhas que criam essa necessidade e desejo pela experiência mais requintada de usar os produtos mais luxuosos que a marca proporciona. Outras marcas têm se posicionado de maneira similar, como Gucci, Adidas, Nike, entre outras.

O Fashion Marketing é uma ferramenta muito útil tornando-se cada vez mais viável tendo em alta sua relação com o investimento no marketing digital, conseguindo construir melhor um relacionamento e a própria imagem de seus produtos, construindo uma alta margem de alcance para clientes em potencial que terão seu interesse desperto pela quantidade de engajamento que há nessas ações feitas no ambiente virtual, se mostrando a melhor e mais viável estratégia no atual cenário mercadológico da moda com base no retorno que as empresas tem com esse método.

Isabel Ferraro

Experiência consolidada em Agências de Comunicação, atuando na geração de conteúdos para veículos impressos e mídias sociais, relacionamento com imprensa e influenciadores digitais. Planejamento e implementação de estratégias de comunicação com colaboradores em empresas de vários segmentos. Sócia-diretora da Essenzia Comunicação, realiza treinamentos in company, na área de estratégias de comunicação interna, planejamento e gerenciamento de mídias sociais, branding e Linkedin para negócios.