Colunistas, Destaques
Especial Dia das Mães: surpreenda com uma experiência multissensorial

Dias das Mães chegando e você ainda não sabe como presentear a mulher mais importante da sua vida? Esqueça restaurantes lotados e presentes clichês, neste ano eu tenho uma proposta para você inovar e atingir em cheio o coração da sua mãe.

Como especialista em experiências multissensoriais, posso garantir, assim como diversos estudos científicos da neurociência, o poder de masterizar as vivências com a estimulação do tato, olfato, audição e visão. 

E isso não é apenas minha opinião, o poder da experiência multissensorial têm sido uma das principais estratégias utilizadas por grandes empresas, como o Walmart, que para se aproximar de seus consumidores, cria ações para aguçar os sentidos e provocar conexões humanas, e assim fidelizando seus clientes.

E nesta data tão especial, quero compartilhar os pilares multissensoriais para impactar a mãe amada, harmonizando os estímulos sensoriais com momentos de tempo de qualidade. E de bônus: será um presente que você pode aproveitar junto e gerar uma conexão inesquecível. Um exemplo para começar a expandir as possibilidades. Imagine um chá das 5, clássico inglês, na visão multissensorial.

Visão: Invista em uma mesa repleta de delícias (minis sanduíches, quiches, pão de queijos - para abrasileirar, macarrons, doces, sobremesas e tudo que ela adora!), com uma bela toalha e, claro, um belo arranjo de flores (que depois ela poderá levar).

Tato: um lindo guardanapo, com talheres e taças postas, um marcador de mesa com o nome dela ou "mãe" para sensação de pertencimento e cuidado, e que tal um álbum da família para reverem juntos.

Audição: o barulho do brinde com espumante, a crocância dos alimentos, uma playlist de música clássica, e indico conduzir uma conversa que conectem suas histórias (esqueçam as superficialidades).

Olfato: perfume a casa, escolha um chá aromático, e sugira apreciarem o aroma dos alimentos, deixe para assar biscoitos e pães na presença dela para ativar esse sentido ainda mais.

Paladar: o chá quente que é reconfortante e sugira trabalhar o mindful eating - a atenção plena para degustar e apreciar os alimentos.

Assim, você fecha o pentágono de sensações e potencializa a experiência ao máximo! Essa estratégia também pode ser aplicada a um almoço/jantar iniciado com champagne e vinhos harmonizando cada etapa, um picnic no parque em contato com a natureza, um show que inclua refeição e você já pode previamente preparar algumas surpresas para chegar à mesa. Sempre pensando nos detalhes que instigam cada sentido humano.

O trunfo é o cuidado nos detalhes, e o amor percebido, é a percepção de tempo sendo reduzida pelo prazer da experiência aplicada. E o melhor, a emoção do carinho recebido, a atenção às particularidades para ativar cada um dos sentidos, fazendo de quem sempre cuidou de você, ser cuidada e bem recebida.

Mikaela Paim

Com mais de 10 anos de carreira na área gastronômica, é reconhecida em todas as áreas que atua, desenvolvendo atendimentos exclusivos, consultorias, aulas, palestras, cursos, grupos de estudos e eventos, além de ser jurada, avaliadora dos principais campeonatos e especialista em técnicas multissensoriais. Reúne toda sua expertise em temas que democratizam e desmistificam o universo das experiências.