Enoturismo: conheça 5 vinícolas diferenciadas no Brasil em diversas regiões

O Vinho é uma bebida milenar, mas foi na última década que o aumento do consumo e a produção nacional começou chamar a atenção. E, atuando como sommelière de vinhos nos últimos 15 anos, pude conhecer diversas vinícolas ao redor do mundo, porém foram as brasileiras que ganharam meu coração com histórias familiares, superações e produção de qualidade que já são reconhecidas internacionalmente.

O Brasil surpreende quando os temas são vinhos tranquilos e espumantes. Em tão poucas décadas, já desperta a atenção de consumidores e especialistas.  E em diversas regiões do Brasil, você pode se encantar com o mundo do vinho, visitando suas modernas instalações, conhecer os processos de fabricação e degustar direto com o produtor.

Para inspirar essa vivência, compartilho 5 vinícolas com roteiros, em diferentes cidades e regiões, que envolvem colheita de uva direto dos parreirais, visita guiada para entender o processo de produção de vinhos nacionais e degustação de ótimos rótulos. As Vinícolas do Brasil são ótimos passeios para uma viagem entre amigos, casais e em família.

VINÍCOLA RIO SOL – PERNAMBUCO

Na região Nordeste, você encontrará a vinícola mais disruptiva do país e que já faz história na viticultura mundial por sua produção de qualidade em terroir extremo e atípico. A Rio Sol, às margens do Rio São Francisco em Pernambuco, ganhou prêmio de melhor tempranillo do Brasil em 2019 e 2020 na Grande Prova dos Vinhos do Brasil e dentre os passeios oferecidos, recomendo a Rota dos Vinhos (Wine Day). Esse passeio, que já se consagrou como rota obrigatória aos que visitam a Região, agrega conhecimento, lazer, cultura e gastronomia.

O passeio foi idealizado para aqueles que querem ter uma experiência inesquecível em uma vinícola. Viva essa experiência!

VINÍCOLA GÓES – SÃO ROQUE – SÃO PAULO

Há 65km da Capital São Paulo, uma vinícola tradicional que só inova e aprimora em sua qualidade, na Rota dos Vinhos em São Roque – SP.

Com diversas opções realizadas pela Vinícola Góes, você pode vivenciar o mundo do vinho, participando do momento da vindima, participando da colheita de uvas (Ocorre todos os anos na época da safra, entre a segunda quinzena de janeiro e início de fevereiro), conhecendo os processos de fabricação, revivendo a história, com direito a pisa da uva e finalizando com um almoço harmonizado com os vinhos da vinícola.  A vinícola recém reformou seu famoso lago, que indico para apreciar uma taça de espumante admirando o pôr-do-sol. Também aconselho retornar ao longo do ano, pois sempre há programações diferenciadas, como o Natal Especial, a Colheita ao Luar, aulas, passeios pelos vinhedos, eventos, e aos domingos de manhã o Wine Bike (passeio de bike pelos vinhedos de bike, nível de dificuldade intermediário).

VINÍCOLA CASA GERALDO – ANDRADAS – MINAS GERAIS

Aos pés da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, uma vinícola familiar que surpreende pela localização privilegiada, hospitalidade e qualidade dos produtos. Em Andradas, a Casa Geraldo é a pioneira na produção de uvas da espécie vitis vinifera, sendo a maior produtora de uvas da região e uma das maiores vinícolas do estado.

Celebram a festa do vinho e da colheita, promovendo visitas guiadas aos parreirais e instalações da vinícola e consagrando com um belíssimo almoço ou evento no Restaurante Enogastronômico, conhecido pelo bom atendimento e deliciosas preparações.

VINÍCOLA LEONE DI VENEZIA – SÃO JOAQUIM – SANTA CATARINA

Eleita a vinícola do ano em 2020, pela ViniExpoBra, a Leoni di Venezia remete às vinícolas Toscanas, nas elevações de Santa Catarina, em climas e terrenos propícios para o plantio de qualidade. Inovadores, chamaram a atenção de especialistas por sua recém e já premiada produção de qualidade com uvas italianas, diferenciadas como Refosco, Vermentino, Grechetto, Primitivo, Verdello, Garganega e as já adoradas no Brasil: Montepulciano e Primitivo. Normalmente, a vinícola prepara piqueniques, degustações, harmonizações, curtindo o visual belíssimo em torno da propriedade.

VINÍCOLA TERRASSOS – AMPARO – SÃO PAULO

Há 150km da Capital São Paulo, uma vinícola paulista encanta pelo refúgio enogastronômico. A 850m, na altitude da Serra da Mantiqueira, com uma paisagem incrível, é possível conhecer os bastidores da fábrica e realizar degustações no local, além de aproveitar a gastronomia local. Oferecem piquenique, cursos e degustações orientadas e harmonizadas.

Essa é uma experiência de que indico realizar pelo menos uma vez em sua vida. Pois além de delicioso passeio, gera inúmeros conhecimentos sobre história, geografia, processos de fabricação, a percepção de aromas e sabores e, certamente, novas amizades e ótimas lembranças.

E foi a partir de tamanhos aprendizados, vivências inesquecíveis e incríveis degustações, que idealizei levar um pouquinho de cada região para todos os brasileiros, através da Plataforma de Experiências by Mikaela Paim que criei em 2020 para continuar levando conhecimento e degustações para todo o país. Estamos no último mês da coleção TESOUROS DO BRASIL, onde apliquei minha curadoria na seleção de produtos premium, que reconheci nas mais de 500 cidades brasileiras que tive a oportunidade de conhecer nas mais de 100 vinícolas que visitei e convido à todos a vivenciarem.

Adquira o seu novo Ebook - Os conceitos que vão ditar o futuro do mercado.