Colunistas
Do luxo ao luxo de praticar o que nos mantêm humanos

Que vivemos um momento delicado, já sabemos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a solidariedade ganhou dimensões enormes em diversos setores da sociedade e a área de moda não deixou nada a desejar em termos de empatia e ações com foco direto na ajuda a quem realmente precisa, mostrando que moda é, sim, muito mais que apenas estética. Diversas marcas têm atuado incansavelmente como forma de enfrentar a pandemia do Covid-19 e auxiliar a população.

Diversas empresas e profissionais desse setor começaram a se mobilizar para garantir o fornecimento e proteção necessária às pessoas com equipamentos, como é o caso da ação social realizada pela Alpargatas e Lupo, que se dedicaram em produzir máscaras faciais para profissionais de saúde. Outra empresa que abraçou fortemente a causa foi a Hering, que confeccionou uniformes para médicos e enfermeiros que estão na linha de frente contra a pandemia.

O setor mercadológico de moda reflete muito na vida diária das pessoas, por conta disso, em um cenário completamente novo, a sua importância continua a ser percebida na sociedade assim como muitos também se posicionaram para ajudar no combate e prevenção ao coronavírus. A solidariedade vem se tornando cada vez mais uma prática comum de ser feita nesse período tão sombrio que o mundo está presenciando, o que acaba por melhorar muito a imagem das empresas que estão investindo, além de conseguir ajudar o próximo, com boas ações.

E, o que parecia ser apenas uma ação temporária, se tornou trend. Hoje percebemos que o uso da criatividade neste setor gera fluxo nos negócios e mantém ativa a produção, utilizando de ações solidárias como doações e investimento no e-commerce por conta do fechamento de muitas lojas físicas. Sem contar a possibilidade de manter empregos e esperança a tantas famílias, impactadas indiretamente com a produção do setor.

É admirável ver que nossa humanidade ainda nos permite lutar e buscar saídas para vencer os revezes. A moda se posiciona com força, vontade e bondade para ajudar a melhorar vidas, através de seus projetos solidários. Essa solidariedade é o que mantém o rumo das coisas, onde há um processo vivo de retroalimentação e manutenção de um setor relevante para a sociedade, e é através dessa união que a moda se mantém erguida e presente, imparável na busca de mais ideias que ajudem a construir um mundo melhor.

Isabel Ferraro

Experiência consolidada em Agências de Comunicação, atuando na geração de conteúdos para veículos impressos e mídias sociais, relacionamento com imprensa e influenciadores digitais. Planejamento e implementação de estratégias de comunicação com colaboradores em empresas de vários segmentos. Sócia-diretora da Essenzia Comunicação, realiza treinamentos in company, na área de estratégias de comunicação interna, planejamento e gerenciamento de mídias sociais, branding e Linkedin para negócios.