Colunistas, Destaques
Como a venda do twitter pode impactar o panorama do mercado de luxo

Nesta segunda-feira (25) a notícia de que Elon Musk comprou o Twitter, uma das mais populares redes sociais, mexeu com o mercado. Esse impacto acontece principalmente porque o empresário certamente promoverá mudanças importantes na estratégia de gestão do negócio.  

Elon Musk é uma personalidade diretamente ligada ao segmento de alto padrão. Além de ser CEO da Tesla Motors, fabricante automotiva especializada em veículos que aliam tecnologia, conforto e sustentabilidade, o empresário também é um dos maiores entusiastas do turismo espacial, considerado por muitos como a última barreira a ser ultrapassada no setor de viagens.

Para as marcas que atuam no mercado de luxo é importante levar em consideração três medidas pontuais que devem ser colocadas em prática brevemente. A primeira é a atenuação da moderação de conteúdo que, basicamente, possibilitará aos usuários da plataforma mais independência para realizar suas postagens. Se, por um lado, a ampliação da liberdade de opinião tende a ser positiva, não há dúvidas que informações incorretas também serão postadas com maior frequência.

Outra mudança que deve ocorrer está ligada ao sistema de verificação dos perfis. O objetivo é promover a diferenciação objetiva entre os perfis reais, ou seja, àqueles pertencentes a usuários da rede, dos robôs utilizados na geração de mensagens automáticas. Para as empresa que utilizam essa estratégia de promoção, uma revisão tende a ser interessante.

A última alteração tem sido muito bem recebida pelos usuários e especialistas da área. Trata-se da abertura do algoritmo usado na plataforma. Como é o algoritmo que determina as informações que o usuário vê no feed, essa mudança traria mais transparência. Outra consequência direta seria forçar as demais redes sociais a mudar seus algoritmos também.

Ainda é cedo prever como o mercado de luxo será impactado com as mudanças nesta nova fase do twitter. Porém, uma constatação se faz pertinente: pela primeira vez um na história um empreendedor diretamente ligado ao segmento de alto padrão será proprietário de uma das mais significativas mídias sociais do planeta.

Crédito da imagem: Reprodução.

Elizandro Duarte

Jornalista com especialização na área de Empreendedorismo, com MBA e mestrado no segmento turístico. Assina a coluna 'Jornalismo de Luxo'.