Beleza e frio: novidades do período e dicas de especialistas

O ventinho gelado não está dando trégua. Os termômetros indicam que é hora de investir em looks mais pesados. Também é momento de colocar para jogo um bom arsenal de produtos para a pele e os cabelos, que sofrem bastante no período.  

“A temperatura mais fria e os banhos mais quentes predispõem a desidratação e prurido (coceira) da pele. Banhos mornos e hidratação posterior são essenciais. Além disso, é preciso manter a hidratação de dentro para fora, cuidando da quantidade de água ingerida e a qualidade dos alimentos”, explica Alexandra Goetze, dermatologista. 

Cabelo saudável

O couro cabeludo é uma região do corpo que sofre bastante com a água quente do chuveiro. E as mechas com o calor do secador e da chapinha. O ideal então é optar por xampus mais neutros e com óleos vegetais e essenciais na formulação, para equilibrar a área. Ao secar ou estilizar os fios, use e abuse de um bom protetor térmico. A dica é boa para o frio, mas vale também para o calor.

Foco na pele

Até quem acha que não precisa de cuidados deve ficar atento ao ressecamento cutâneo do inverno. “É importante salientar que mesmo pacientes com pele oleosa sofrem com ressecamento. Para eles, temos hidratantes específicos”, destaca Fabiana Seidl, dermatologista. Tais dermocosméticos são os oil-free, não comedogênicos e à base de ácido hialurônico. 

O inverno também é um ótimo período para investir em cremes com antioxidantes e ativos regeneradores, capazes de melhorar a elasticidade e reduzir manchas.

Na boca

No inverno, fique de olho em áreas sensíveis, como a boca.“Os lábios racham porque o ressecamento da pele diminui sua elasticidade. Usar hidratantes labiais com frequência ajudam a minimizar esse dano”, alerta o médico Franklin Veríssimo.  

Dá até para tentar fazer uma receita em casa, ou investir em opções disponíveis no mercado. Para que o esfoliante esteja de acordo com a tendência de clean beauty, opte por aqueles com grânulos naturais. O da Nivea, por exemplo, é feito com açúcar. “Se você gosta de procedimentos naturais, separe um mini bowl com um pouco de açúcar mascavo e mel, mexe bem e aplique fazendo movimentos circulares. Deixe agir por alguns minutos. Isso vai retirar naturalmente a camada de peles soltas, além de dar aquele toque macio e revigorar o tom da pele e dos lábios”, diz a dermatologista Adriana Cairo. 

Sérum Uniformizador com Vitamina C e Esqualano, Biossance;

Spray Color Motion Tratamento Pre-Color, Wella Professionals;

Esfoliante Labial Nivea Aloe Vera, Nivea Scrub;

Beach Waves Anitta Leave-in Vegan Repair Essentials, Cadiveu;

Água Micelar Dermatológica Actine, Darrow;

Óleo em Creme ILeg Warm Corps Lignea, Hinode;

Manteiga Corporal Bacuri, L’Occitane au Brésil;

Suplemento Lipowheat, Dermapelle / Galena;

Hidratante Corporal Anti-Itching Atoderm Intensive Gel Creme, Bioderma.

Adquira o seu novo Ebook - Os conceitos que vão ditar o futuro do mercado.