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A magia das ações imersivas e dos eventos multissensoriais

O mundo tem mudado em uma velocidade nunca vista antes e, para gerar uma experiência ainda mais imersiva, grandes e pequenas empresas começam a se atentar para criar uma vivência diferenciada aos seus clientes. Então, para se tornar inesquecível na era mais tecnológica já vivida, é necessário estar a alguns passos à frente da maioria.

De acordo com o estudo da University of Southern California, divulgado em 2018, mostra que, todos os dias, a quantidade de informação recebida por pessoa é equivalente ao conteúdo de 174 jornais. Esse número é cinco vezes maior do que em 1986 e, na atualidade, esse índice deve ser ainda maior. Diante disso, fica a pergunta: como se destacar no mercado?

Atuando diretamente para o público nos últimos 20 anos, pude perceber que esse impacto também altera as necessidades do consumidor, que se tornou mais exigente e deseja informações mais rápidas e envolventes!

Esse impacto tem encantado e gerado discussões a respeito de como há distrações e concorrências do mundo virtual. Com algoritmos cada vez mais inteligentes, como é possível se comunicar com esse consumidor no mundo real, atrelando a experiência da marca com uma vivência mais humanizada?
Um processo em específico mudou a direção dos eventos que realizo, que é o conhecimento de aplicação multissensorial baseada em estudos científicos para desenvolver conexões reais.

A partir dessa prática, o desafio profissional pode se tornar interessantíssimo, unindo um planejamento estratégico de ações para ativar a percepção humana, baseados nos 6 sentidos (audição, visão, paladar, olfato, tato e o estimula da intuição).

Na área de eventos, as possibilidades são incontáveis. Mas por mais interessante que o tema apresentado possa ser, o que fará aquele convidado lembrar do evento, do produto e tema, diante da velocidade das mudanças e a tantas informações que somos inundados diariamente?

Constatei que o maior diferencial na minha carreira é como utilizo com maestria as diversas expertises que aprimorei ao longo dos anos para gerar um projeto de forma única, que surpreenda e entregue a informação de uma forma viva para ser vivida e gere um momento inesquecível. Esse conjunto de habilidades chamou a atenção do Rei do País Mais Rico do mundo, que me convidou para coordenar um projeto exclusivo no Qatar, país que sediará a Copa do Mundo neste ano.

O evento multissensorial tornou-se um importante instrumento para gerar o sentimento de identificação e, acima de tudo, uma conexão de longo prazo com a empresa e o cliente. As pessoas sentem antes de pensar e, sem gerar um apelo emocional impactante, os momentos são facilmente esquecidos. Num evento, são inúmeras as oportunidades para estimular os sentidos e tornar o momento inesquecível e a mensagem fixada. A música, a decoração, a luz, a comida, todos juntos podem criar memórias únicas. Preenchendo os estímulos sensoriais dos convidados, seja com a implementação de sonorização e iluminação profissionais, seja com a propagação de aroma do ambiente, a apresentação e união das bebidas e os alimentos, a logística proposital gera uma jornada e ações que validam o perfil dos convidados em cada evento.

Segundo a neurociência, a ambientação de um evento, ativando os sentidos, tem o poder de influenciar os sentimentos de cada convidado, já que metade das características de um ser humano é influenciada pelo ambiente local.

Para encantar o público e criar um relacionamento duradouro, sempre crio uma série de ideias inovadoras e adiciono fatores surpresas, que tem o poder de despertar memórias positivas que serão ativadas a cada vez que o consumidor tiver contato com a marca, ou precisar decidir entre esse produto ou o do concorrente.

O segredo que une todos estes interesses, está em priorizar a ativação de experiências diferenciadas de acordo com o objetivo de cada ação. Compreendo a proposta do contexto para despertar os sentidos de forma eficiente e impactar os participantes com interatividade de forma que se conecte com o íntimo de cada pessoa, gerando uma marca e tornando a ação inesquecível. 

Nada como organizar uma ação cheia de personalidade com um planejamento de acordo com o perfil do público. O mais relevante é pensar bem sobre o que a empresa deseja alcançar.

Estamos acompanhando também o nascimento de criações como os óculos de realidade virtual, o início do metaverso, a inteligência dos artificial e a potência das interações geradas ao público com as grandes mídias e plataformas de Streaming. Os eventos híbridos, por exemplo, já é uma tendência atual devido ao baixo custo. A ideia é a mistura do evento presencial com elementos virtuais, ou seja, o evento ocorre em um local com a presença de participantes, mas ao mesmo tempo outras pessoas podem assistir a palestras ou fazer videoconferências com os presentes no local.

Observo que cada vez mais, o conceito de luxo se modifica com a nova era.

O cuidado e atenção a cada detalhe, a antecipação da necessidade e o gerenciamento de crises, ganharam um novo valor no mercado e aos olhos do cliente.


Mikaela Paim

Com mais de 10 anos de carreira na área gastronômica, é reconhecida em todas as áreas que atua, desenvolvendo atendimentos exclusivos, consultorias, aulas, palestras, cursos, grupos de estudos e eventos, além de ser jurada, avaliadora dos principais campeonatos e especialista em técnicas multissensoriais. Reúne toda sua expertise em temas que democratizam e desmistificam o universo das experiências.