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A beleza masculina em evidência

O universo da beleza masculina sempre teve a atenção das marcas de luxo. Um bom exemplo disso é que as principais grifes do segmento fashion mundial possuem linhas e coleções inteiramente dedicada aos homens.

Para além da moda, o mercado de beleza voltada ao público masculino apresenta índices de crescimento contínuos. Responsável por 35% dos gastos com higiene e cuidados pessoais (perfumaria, cosméticos, cremes para rosto e corpo), os homens representam 30% da clientela dos salões de beleza.

O homem contemporâneo, bem informado e economicamente ativo deseja uma boa aparência com cuidados específicos. As indústrias têm investido cada vez mais em pesquisa para acompanhar o perfil de consumo e desenvolver soluções de que ofereçam benefícios reais para o atendimento de um público exigente, que passou a privilegiar o seu bem-estar e a sua autoestima.

Antes, os cuidados básicos eram feitos em casa. Atualmente, os salões recebem o público masculino para tingir os cabelos e fazer as unhas, além de outros procedimentos como depilação e massagens corporais. As antigas barbearias também inovaram ao se transformar em sofisticados espaços masculinos de beleza, diversificando os seus serviços.

De acordo com o Euromonitor, o Brasil é o segundo país no ranking de produtores de cosméticos masculinos, ficando atrás somente dos Estados Unidos e conforme dados da Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, os homens já movimentam cerca de R$ 800 milhões no mercado nacional.

Uma das principais marcas de cosméticos brasileiras realizou uma pesquisa recentemente com o objetivo de estudar os hábitos de compra masculinos e os resultados apontaram que os homens estão mais exigentes no momento da compra de cosméticos e passaram a incorporar novos produtos em sua rotina de cuidados diários. O segmento ligado a vaidade masculina vive um bom momento. Afinal de contas, se beleza é uma palavra feminina, cuidado é uma palavra masculina.

Manu Berger

Com cursos sobre o Mercado do Luxo em Paris, Milão, Londres e Nova York, Manu Berger é a fundadora da Terapia do Luxo, uma revista digital voltada para o público de bom gosto. Com atualizações diárias o endereço é pioneiro no segmento high-luxury no sul do país.