Você consegue produzir e realizar metas?

Eu costumo dizer que “para seu sonho acontecer, antes ele precisa se tornar uma meta e uma meta sem um plano é somente um desejo”.

Ainda essa semana compartilhei a frase com meus seguidores no Instagram e recebi algumas mensagens que falavam sobre a dificuldade de construir e realizar metas.

As palavras “meta” e “plano” são bem familiares para qualquer empreendedor e essenciais para quem deseja transformar seu sonho em realidade. Literalmente tirar o projeto da gaveta e ir em busca de realizações e conquistas.

Durante minhas mentorias o principal objetivo é justamente estabelecer metas atingíveis, ou seja, possíveis de alcançar e com prazo. Só a partir disso é que teremos um plano de ação e de fato um caminho a percorrer. Para algumas coisas, esse processo é simples, prático e já bem habitual do dia a dia de uma empresa. Mas para novas metas e sonhos, é preciso construir um cronograma e lutar para que ele aconteça.

Algumas dicas são fundamentais independente de ser alguém iniciante na área ou se já é um gestor experiente. É importante pontuar a necessidade de alinhar metas, objetivos e a melhor maneira de concretizá-los.

A primeira dica é conhecimento: o que eu quero, como eu quero e o caminho para isso. Aquelas perguntinhas famosas de uma simples introdução podem ser facilmente aplicadas nessa etapa: o que, como, onde, porque, quem e quando.

Não basta apenas ter um sonho, é preciso entender como esse sonho pode ser construído porque muitas vezes os obstáculos não vão depender única e exclusivamente de nós mesmos e, sim, de outros fatores e aspectos.

O conteúdo também será um importante aliado. Crie um planejamento viável e por fim estipule tempo. Sem um deadline formal, é quase possível que nada aconteça.

Pode ser, ainda, que nesse processo tenhamos que lidar com frustrações (por não conseguir exatamente o que queremos) e pra evitar isso é fundamental avaliar o que é a curto, médio e longo prazo e se inteirar de cada etapa.

Investir na equipe é outra dica. Dedicar no pessoal com a capacitação para que eles entendam o seu negócio, apaixonem-se pelo seu negócio, sejam fãs da sua empresa, da sua missão e valores e transmitam isso para o cliente. E depois disso investir no seu cliente, cumprindo a regra de criar relacionamento e laços para que ele seja sempre fiel.

A maior dor dos empresários é a procrastinação. Dar o primeiro passo é o começo dessa sequência. Algumas dicas práticas ajudam com isso, como por exemplo ter organização de seus dias e horários e ter isso factível, seja em aplicativos, num planner ou até num board, onde fique à vista.

Aprenda a delegar funções para não acumular tarefas (por isso a importância de investir na equipe). A sobrecarga é o maior inimigo desse percurso. Faça de seus colaborares sua extensão e multiplique-se.