Você conhece os perigos do Triglicérides? Conheça os principais riscos e comece a se cuidar!

Os triglicérides são importantes para o organismo, mas quando estão em excesso na circulação podem causar problemas. Essas moléculas são formados por gorduras provenientes da alimentação ou produzidas pelo fígado e são uma das nossas principais formas de armazenamento de energia, especialmente para os músculos. De acordo com o Dr. Marcelo Cantarelli, cardiologista e diretor do Grupo Angiocardio, quando os triglicérides estão presentes no sangue em quantidades acima do ideal – até 150 mg/dl – são uma ameaça para o corpo. Conheça alguns dos males que eles podem provocar.

1 – Elevação do risco de doença cardíaca

Os triglicérides em abundância favorecem o surgimento de radicais livres e de processos inflamatórios. Além disso, estimulam a fabricação de VLDL, um tipo de colesterol ruim, no fígado e quilomícrons no intestino, substâncias que contribuem diretamente para o entupimento das artérias.

2 – Pancreatite aguda

“As partículas que carregam os triglicérides através da corrente sanguínea são grandes e, quando estão presentes em excesso, podem obstruir os dutos do pâncreas” explica o Dr. Hélio Castello, cardiologista e diretor do Grupo Angiocardio.

3 – Esteatose hepática

A grande quantidade de triglicérides também está ligada ao acúmulo de gordura no fígado, o que pode causar um processo de inflamação que pode evoluir para cirrose.

4 – Diabete tipo 2

“Os ácidos graxos que formam os triglicérides prejudicam a ação da insulina, o hormônio que permite a entrada do açúcar nas células, fazendo com que a glicemia dispare” ressalta o cardiologista Dr. Marcelo Cantarelli.

5 – Câncer

Um estudo realizado na Universidade Duke, nos Estados Unidos, apontou uma relação entre altos níveis de triglicérides e colesterol e maior risco de tumores de próstata.

Sobre a ANGIOCARDIO

Há duas décadas, a Angiocardio, dirigida pelos cardiologistas Hélio Castello e Marcelo Cantarelli, atua na área de Hemodinâmica e Intervenções Cardiovasculares. Sua equipe de alta performance é composta por médicos e profissionais da saúde especializados e treinados para oferecer qualidade e segurança aos pacientes. A Angiocardio realiza cerca de 100 mil procedimentos diagnósticos e terapêuticos por ano, em hospitais localizados na capital paulista, Resende (Rio de Janeiro) e Manaus (capital amazonense).