Valorização da iluminação natural é tendência na decoração de luxo

O segmento de construção civil, ao longo dos últimos anos, vem incorporando cada vez soluções arquitetônicas que unem luxo, design e consciência ambiental. Assim, os bons projetos de decoração são aqueles que aliam a iluminação natural com a tecnologia da luz artificial. Além de proporcionar um conforto visual eficiente, a iluminação dos ambientes deve ser projetada de forma a valorizar os elementos do espaço, economizando energia e reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Além da beleza do design, os grandes vãos de aberturas dos projetos arquitetônicos possibilitam o máximo de aproveitamento da luminosidade natural. Essa proposta da arquitetura contemporânea busca integrar o ambiente interior com o exterior, trazendo a natureza para dentro de casa. Junto com ela, uma abundância de luz que confere as sensações de liberdade e aconchego.

Em ambientes com iluminação inadequada, a inclusão de pontos de luz é essencial, como neste projeto, uma área externa que se transformou numa churrasqueira gourmet. A solução foi acrescentar arandelas com lâmpadas nos muros. Os pontos de iluminação no mobiliário o tornaram mais funcional, além de tornar as peças mais charmosas.

Para a iluminação dos móveis, outra opção é a fita de led, uma das mais charmosas do momento. Ideal para criar luz indireta, também pode ser utilizada entorno de objetos e ambientes. As fitas de led são pequenas lâmpadas agrupadas em sequência, pontos que proporcionam iluminação suave e garantem um baixo consumo de energia. A iluminação pode ir para além de destacar o décor. Outros detalhes do ambiente, como as paredes, também podem ser evidenciados – inclusive, se tornando um diferencial do projeto.

Crédito das imagens: Machado, Weiss e Moraes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.