Uma Páscoa para ser celebrada com história, sabor, luxo e paz

A produção de artigos de luxo, em sua origem, era uma atividade artesanal. Quem produzia as peças e os bens de alto padrão, porém, se encaixava muito mais no conceito de artista do que de artesão.

Quer seja um relógio, uma caneta, uma pintura ou mesmo um delicioso ovo de chocolate, as criações eram fruto do casamento entre produção e arte. Os artistas/criadores do passado tiveram papel essencial na sedimentação das bases por onde a indústria do luxo solidificou suas estruturas.

Até mesmo a tradição de presentear os familiares e amigos com ovos de chocolates na Páscoa remonta um tempo antigo, no qual a mão do homem era mais poderosa e precisa do que qualquer máquina. “No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso, e bem mais acessível ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano. Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da história” ressalta o historiador Rainer Sousa.

Com o tempo, os ovos de chocolate se democratizaram e, atualmente, estão presentes em praticamente todos os lares no domingo de Páscoa. Para quem aprecia os sabores dos ovos de Páscoa e a sofisticação da exclusividade, as principais marcas de chocolate, no Brasil e no mundo, investem cada vez mais na produção de ovos de chocolate gourmet. A tendência que já se consolidou na indústria chocolateira mundial realiza a união entre os deliciosos e lúdicos ovos de chocolates com as técnicas refinadas e precisas da alta gastronomia.

Porém, para além do sabor dos chocolates e da felicidade em presentear ou receber um mimo com todo o carinho nesta época, a Páscoa tem o profundo simbolismo da ressureição de Cristo, ou seja, é um momento perfeito para a renovação. Que esta Páscoa seja carregada de luxo, sabor e muita paz para todos nós.