Uma deliciosa harmonia

Ao longo do tempo, o chocolate se tornou um dos símbolos da Páscoa. E para aumentar ainda o sabor dessa iguaria, que tal harmonizar um delicioso chocolate com um saboroso vinho ou com uma espumante especial? A harmonização procura encontrar combinações entre o vinho e os alimentos diversos, nas quais elementos de um e do outro trabalham juntos para ressaltar suas qualidades e criar a melhor experiência possível para quem os degusta.

Para auxiliar na escolha, a enóloga e sommelière da vinícola Salton, Sandi Corso, indica dois tipos de harmonização com chocolates: por afinidade ou por contraste. Com chocolates mais adocicados e de textura macia, como ao leite ou chocolate branco, ela sugere combinar com o espumante Salton Moscatel. “A doçura de ambos se equilibrará, além disso, a acidez e o gás carbônico natural desta bebida limpam o paladar, fazendo com que os elementos se combinem perfeitamente e gerem uma maior cremosidade em boca”, ressalta.

O Vinho Salton Desejo se harmoniza perfeitamente com o chocolate meio amargo. Crédito da imagem: Sabina Fuhr – Sabores do Sul

Ainda na harmonização por afinidade, a enóloga sugere o Vinho Salton Desejo para acompanhar o chocolate meio amargo, com 40% a 60% de cacau. “Os taninos do vinho estão redondos, e sua estrutura é finamente compatível com a estrutura e cremosidade do chocolate”.

Já na harmonização por contraste, é recomendado combinar chocolates mais amargos, percentual superior a 60% de cacau, com um vinho mais doce, como o Salton Intenso Licoroso. “O toque mais adocicado deste vinho irá contrabalançar o amargor do chocolate, além de que, o teor alcoólico mais alto e o corpo do Licoroso também beneficiarão o par na harmonização”, lembra.

Crédito da imagem que abre a matéria: Reprodução.