HomeColunistasUm mercado além das estrelas Elizandro Duarte 12 janeiro, 2018 Colunistas, LuxoNo dia 14 de dezembro do ano passado estreou nas telas dos cinemas brasileiros o filme Os últimos Jedi. A produção, que é o oitavo filme a contar a saga da família Skywalker e de seus aliados em busca da paz universal, agitou os aficionados pela sétima arte e levou milhões de pessoas às salas de projeção.A narrativa, que apesar do tom futurista se passa “há muito tempo numa galáxia muito distante”, é um dos maiores e mais significativos fenômenos da cultura pop de todos os tempos e o combate entre as forças do bem e do mal, que essencialmente é o tema de toda a história, pode trazer importante lições para as marcas que atuam no mercado de alto padrão.A primeira relação a ser feita entre a saga interplanetária e o segmento de luxo é, justamente, os produtos premium desenvolvidos em função do universo criado por George Lucas. De automóveis de alto padrão, passando por joias e relógios, até chegar ao mobiliário e à peças de decoração para casas, ícones da mitologia de Star Wars como o robô R2D2 ou o vilão Darth Vader já serviram de inspiração para o desenvolvimento dos mais diversos artigos.Mas, é claro, essa é apenas a ponta do iceberg no que se refere ao contexto maior em que as aventuras galácticas podem contribuir para a gestão estratégica e operacional das empresas do setor de alto padrão.Uma característica marcante da série e que pode ser adaptada às organizações que atuam na área é a criação de uma identidade própria. A música, o letreiro luminoso e os personagens clássicos estão presentes em praticamente todos os filmes e fazem com que os espectadores se identifiquem e confiem no padrão de qualidade daquilo que vão assistir. Levando isso como exemplo, empresas e marcas também podem criar uma personalidade no mercado e, através da diferenciação, desenvolver algo novo e que encante os clientes.E por falar em clientes, um dos principais desejos dos consumidores da atualidade é vivenciar experiências marcantes no momento de adquirir um produto ou serviço. Quem vai assistir aos filmes de Star Wars sabe que será transportado para um universo único, particular, e está disposto a embarcar nas novas sensações. Para as marcas e profissionais do setor de luxo, entender a importância dessas experiências e apresentar novidades frequentes aos clientes podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.Por fim, e não menos importante, está o conceito de explorar a marca em todos os seus aspectos. O universo Star Wars não se resume unicamente às produções do cinema. Há livros, histórias em quadrinhos e séries de televisão que ajudam a aumentar o interesse pela trama e o público interessado no assunto. Empresas e marcas também podem adotar essa ação, basta ter uma gestão aberta, participativa e encontrar maneiras de ampliar o diálogo com os clientes e com o próprio mercado. As mídias sociais, por exemplo, podem ter um papel central nesse processo.A luta dos cavaleiros Jedi pela paz universal, ao que tudo indica, ainda está longe de seu fim. Assim como as possibilidades de utilizar as temáticas e estratégias abordadas na saga como referência ou inspiração para crescer no mercado de luxo.Crédito da imagem: Reprodução.