Top 5: turismo e aventura na Nova Zelândia

No início dos anos 2000, o turismo na Nova Zelândia recebeu um incentivo inesperado: o sucesso da trilogia O Senhor dos Anéis. Como o país serviu de cenário para a batalha épica de Frodo e seus companheiros, turistas e apaixonados por cinema do mundo inteiro quiseram conhecer a terra que os encantou na tela grande. Desde então, a atividade turística no país somente cresceu e se potencializou. Confira, abaixo, cinco destinos exclusivos que aliam turismo e aventura na Nova Zelândia.

Bay of Islands

As baías subtropicais da região norte abrigam águas cristalinas, centenas de ilhas, reservas marinhas e alguns dos pontos históricos mais antigos e fascinantes da Nova Zelândia. O mais difícil é decidir o destino, mas a sugestão é começar por Russell ou Kerikeri. Escolas locais oferecem aulas de stand up paddle e ajudam para planejar o passeio perfeito.

Rotorua

Rotorua é uma fascinante cidade localizada em área vulcânica ativa. Um lugar onde é possível encontrar piscinas de lama fervendo, fontes termais naturais e um característico cheiro de enxofre. É, também, um dos melhores locais para se aprender sobre a cultura indígena da Nova Zelândia, já que a presença histórica e moderna do povo Māori é forte.

Nelson

Em Nelson, se a maré estiver adequada, a ideia é fazer um passeio subindo o rio Maitai até um dos cafés à beira d’água na cidade. No Parque Nacional de Abel Tasman, que fica a uma hora de carro de Nelson, quem curte esportes aquáticos vai se encantar ao explorar as águas turquesas e as praias de areia dourada.

Tekapo

Só quem vai ao Lago Tekapo consegue compreender sua beleza. Repleto de uma fina e suspensa poeira de argila, este lago glacial é de um azul claro etéreo que, nos meses mais frios, contrasta com as montanhas cobertas de neve. Em resumo: um sonho para os fotógrafos. Termine sua visita nas fontes termais locais ou caminhe até o topo do Mount John para conhecer o observatório e ter uma vista de 360 graus do vale.

Wanaka

Photographed by Dominic Loneragan. Please Credit Dominic Loneragan.

Cercado por montanhas, o dramático lago Wanaka é o ponto central do vilarejo de mesmo nome. Vibrante em aventuras aquáticas, o local oferece excelente café, cerveja artesanal, culinária e opções de compras. Um passeio imperdível na região é o chamado heli-SUP, em que um helicóptero leva turistas até um lago nas montanhas, sobrevoando geleiras próximas ao Monte Aspiring, ou Tititea, que com 3.033 metros de altura é um dos picos mais altos da Nova Zelândia.