Top 5: os benefícios da atividade turística para o corpo e para a mente

O turismo é um importante vetor de desenvolvimento no mundo moderno. Mas, muito além do sua importância econômica, viajar e conhecer novos lugares são atividades que acarretam benefícios diretos para o corpo e para a mente. Confira, a seguir, cinco motivos que fazem do turismo uma experiência saudável física e mentalmente.

Contribuir para deixar a vida sedentária

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo já atinge um em cada quatro adultos. Incluir exercícios físicos na sua rotina diária é uma tarefa muitas vezes complicada, por isso, viajar com mais frequência é uma boa alternativa. Caminhadas, subida em montanhas e passeios são barcos são algumas das atividades que contribuem em muito para a qualidade de vida.

Amplia a rede de amizades

Em tempos de redes sociais as amizades virtuais acabam assumindo o protagonismo das relações interpessoais, deixando os amigos reais um pouco de lado. Fazer novos amigos, ter a possibilidade de compartilhar experiências e conhecer novas histórias de vida são atividades frequentas nas viagens que estão ao alcance dos viajantes.

Ajuda no fortalecimento da economia local

A sustentabilidade se tornou um item cada vez mais desejado em todo o mundo e, através da atividade turística, é possível contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais através do incentivo ao comércio. Ao mesmo tempo em que o turista está entrando em contato com uma nova realidade, a economia local está se desenvolvendo, gerando renda para a comunidade.

Amplia o conhecimento de novos idiomas

Viajar não é apenas uma excelente forma de conhecer novos lugares, é também a maneira mais interessante de entrar em contato e aprender um n ovo idioma. Ainda que o país escolhido para a viagem tenha uma linguagem completamente diferente da sua, as interações e o contato com os habitantes locais ajudam na compressão de palavras e expressões.

Fortalece o interesse pela história e pela cultura

O filósofo Saint Augustine afirmou certa vez que o “mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem apenas uma página”. As viagens tem o poder de fortalecer o interesse pela história e pela cultura mundial. Afinal de contas, tem como visitar o Coliseu em Roma e não imaginar o tempo em que os gladiadores eram heróis?

Crédito das imagens: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.