Top 5: dicas para sofisticar a decoração de ambientes com o uso das cores

Uma das maneiras mais fáceis de sofisticar um ambiente é optar pelo uso do preto e dourado. O contraste e a complementaridade das duas tonalidades podem surgir na decoração em objetos, louças, móveis e na própria pintura. Confira, a seguir, cinco motivos para utilizar essa proposta com o uso de objetos da coleção Cecilia Dale: a Black & Gold.

Remete à tradição e à história

Quem não quer um pouco de luxo no dia a dia? Preto e dourado são usados em palácios e mansões há séculos. E o simples uso das duas, mesmo em pequenos acessórios, remete imediatamente a prosperidade. Moderna, a dupla de cores combina com qualquer estilo de decoração e nunca desaponta.

Amplia a variedade de opções da decoração

Outra vantagem do preto e dourado é que podem ser misturados a outras cores facilmente, já que ambos são neutros. Na sala de jantar, por exemplo, colocar um toque de preto traz sofisticação ao ambiente. O assento em palha trançada contrasta com o preto da estrutura. Ao fundo as fotos em sépia com moldura dourada dão um tom intimista ao ambiente.

Fornece um caráter atemporal aos ambientes

Preto na decoração pode ser uma escolha simples ou ousada, dependendo dos acessórios. Assim como um vestido pretinho básico ele cresce com a adição de detalhes dourados. O mix das cores também é visto nos porta-retratos.

É repleta de significados e símbolos

No Feng Shui, dourado significa dinheiro. O preto remete à água, elemento que estimula o canto do trabalho na casa, segundo a filosofia oriental. Só por isso já vale juntar as duas cores em algum lugar da casa. A combinação da almofada de seda dourada lisa com uma opção estampada traz elegância ao ambiente.

Cuidado com o equilíbrio na iluminação dos ambientes

Escolha ambientes claros e arejados para colocar móveis pretos. Assim, evita-se que a decoração fique muito pesada. O dourado, em objetos e detalhes, funciona como pontos de luz, para equilibrar a composição.

Leave a Reply

Your email address will not be published.