Top 5: clássicos da gastronomia japonesa que unem sabor e tradição

Sabor e tradição são duas características que marcam a gastronomia japonesa. E neste 18 de junho, data em que se celebra no Brasil o Dia Nacional da Imigração Japonesa , o Terapia do luxo elaborou uma relação com cinco dos maiores clássicos da culinária do país para você curtir e saborear. Faça a sua escolha, procure o seu restaurante favorito e se delicie com os sabores únicos da terra do sol nascente.

Guioza

Podendo ser frito ou cozido e servido com molho shoyo, o guioza é feito com uma massa no formato de pequenos pastéis e recheio de carne moída de porco ou legumes. De acordo com a história, a origem do prato é chinesa e ocorreu durante e no Japão a receita chegou durante o período Edo se popularizando rapidamente em todo o país.

Ramen

O Ramen, também chamado de Lámen, também tem como nação de origem a China. Segundo os relatos, o prato originalmente se chamava liao-men, que significa macarrão do liao, mas, devido à pronúncia japonesa, se transformou em ramen. A receita tradicional é servida com um macarrão especial com ervas e legumes.

Sukiyaki

O sukiyaki consiste em fatias finas de carne bovina, cozidas na manteiga, acompanhadas de vários ingredientes como cebola, acelga, saquê e shimeji. O sukiyaki é um clássico da culinária japonesa e a ideia é que as pessoas se serviam na medida em que os ingredientes são cozidos.

Sushi

Provavelmente o sushi é o prato japonês mais conhecido em todo o Brasil. Nas cidades de grande e médio porte, por exemplo, é muito fácil encontrar restaurantes especializados nesta iguaria. De forma geral, o sushi é um bolinho feito com arroz, algas e temperos variados como peixe, frutas, vegetais, frutos do mar, dentre outros.

Tempurá

O tempurá pode ser definido como uma fritura e sua receita foi introduzida pelos jesuítas oriundos de Portugal durante o século XVI. A receita foi adaptada pelos japoneses até adquirir a forma que é conhecido atualmente. O prato é composto por pedaços de vegetais ou frutos do mar envoltos por uma massa e fritos.

Crédito das imagens: Reprodução.