Top 5: as tendências que estão transformando o segmento de viagens

A industrial global de viagens está experimentando uma transformação em seus conceitos. Sustentabilidade, customização e a geração millennial são temáticas que ganharam uma grande importância na atualidade e os serviços e inovações criados nesse sentido vão se consolidando como tendências para o setor turístico em 2019. Confira, a seguir cinco tendências para o segmento na opinião de Gilles Trantoul, Diretor de Estratégia e Transformação, Canais de Viagens da Amadeus.

MILLENNIALS E O MUNDO CORPORATIVO

De acordo com as previsões do Boston Consulting Group, os millennials serão responsáveis por quase 50% dos gastos com viagens até 2020. Tais números ressaltam a necessidade dos players da indústria de viagens aprenderem como acomodar as necessidades únicas de viagens dos millennials a fim de aproveitar este conjunto de lucro potencial. À medida que os millennials emergem como uma força eminente no consumo de viagens, a indústria deve acordar para suas novas atitudes.

PERSONALIZAÇÃO

Passar a lua de mel em um destino exótico ou encontrar um hotel que agrade todas as gerações da mesma família comprovam que os viajantes buscam cada vez mais personalizar suas experiências turísticas. Antecipar as necessidades dos viajantes, entender os desafios anteriores e proativamente enfrentar esses desafios usando dados, análises e business intelligence são algumas das estratégias de operadoras e destinos para atenderem as demandas dos turistas modernos.

ENTRE OS NEGÓCIOS E O LAZER

As políticas de viagem, incluindo “bleisure” (negócios e lazer) e bem-estar do viajante, vão se tornar uma prioridade cada vez maior para os gestores de viagens. Enquanto os modelos de negócios tornam-se mais globais, as viagens corporativas continuarão a subir. De acordo com pesquisas globais, as empresas deverão gastar US$ 1,7 trilhão até 2022 para enviar seus empregados em viagens ao redor do mundo. Ao passo que as viagens corporativas crescem, também crescerá essa tendência, com mais empregados aproveitando-se das viagens corporativas e políticas de viagens melhoradas.

 TECNOLOGIA

O ano de 2019 verá a indústria de viagens continuando a implementar uma gama de novas tecnologias para melhorar a eficiência e reduzir as disrupções. Melhorias nas capacidades tecnológicas permitirá que aeroportos, companhias aéreas, hotéis, vendedores de viagens e todos os outros players atendam as crescentes expectativas do viajante. Investimento em big data, automação de processos, internet das coisas, integração e tecnologias alternativas vão ser parte deste movimento, à medida que a indústria mantém seu foco na experiência perfeita de passageiros, tanto no chão quanto no ar.

CIDADES INTELIGENTES

Uma das tendências que melhor consolida a complexidade e a sofisticação do mundo consumidor futuro é a ascensão das cidades inteligentes. O futuro das viagens será conduzido por jornadas multimodais e dados para oferecer experiências mais personalizadas e inteligentes. A ascensão das cidades inteligentes irá impulsionar viagens e turismo. Quando feito com sucesso, acreditamos que isso permitirá as experiências de viagem imersivas e os serviços que os viajantes esperam no futuro.